domingo, junho 8, 2025

Paraná Reforça Saúde de Professores Após Semana Trágica com Duas Mortes em Escolas

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Em resposta à morte de duas professoras em exercício em um intervalo de apenas uma semana, a Secretaria de Estado da Educação do Paraná (Seed-PR) anunciou, nesta sexta-feira (06), um reforço no sistema de atendimento à saúde dos docentes da rede pública. A medida visa oferecer suporte abrangente e imediato aos profissionais da educação.

A trágica sequência de eventos teve início com o falecimento da professora Silvaneide Monteiro de Andrade, ocorrido na última sexta-feira (30), enquanto trabalhava no Colégio Estadual Jayme Canet. A Seed-PR informou que a causa da morte foi um mal súbito.

Na quinta-feira (05), Curitiba lamentou a perda de Rosane Maria Bobato, professora de Língua Portuguesa com 29 anos de dedicação ao ensino. Ela faleceu na Escola Estadual Santa Gemma Galgani, no Barreirinha, após passar mal em serviço. Apesar do acolhimento da equipe escolar, Rosane não resistiu.

O Secretário de Estado da Saúde, Roni Miranda, detalhou que o novo protocolo incluirá atendimento médico em todos os municípios, com exames de rotina disponíveis aos professores. Adicionalmente, será implementado um serviço telefônico 0800 para acolhimento psicológico e orientações. “Estamos prestando apoio aos familiares e servidores dessas escolas”, afirmou o secretário.

Além das novas medidas, a Seed-PR reforçará o programa Bem Cuidar, que já oferece apoio psicológico aos docentes. O serviço também contará com equipes de escuta nas escolas, com encaminhamento para atendimento especializado quando necessário. A Secretaria de Saúde ressaltou o trabalho das professoras, manifestando luto pelas perdas irreparáveis.

Professores da rede pública podem agendar consultas gratuitas através do aplicativo Bem Cuidar, com disponibilidade em até uma semana após a solicitação, segundo a Secretaria de Estado da Saúde. Este reforço nas políticas de saúde busca amparar os professores e evitar novas tragédias.

Fonte: http://cbncuritiba.com.br

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