Evento celebrou a produção local, promoveu o vinho do Paraná e aproximou produtores do público consumidor
A quarta edição da Vinopar, festival que celebrou os vinhos produzidos no Paraná, foi realizada nos dias 7 e 8 de junho, sábado e domingo, no Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba. O evento reuniu mais de dez vinícolas do estado e teve como foco principal apresentar ao público a qualidade dos vinhos paranaenses, além de promover o contato direto entre os produtores e os consumidores.
De acordo com um dos organizadores, Wagner Gabardo, a proposta da Vinopar foi dupla: “Queríamos mostrar ao consumidor que o Paraná também produz vinhos — e vinhos de qualidade. Ao mesmo tempo, proporcionamos aos produtores a oportunidade de estarem frente a frente com o público final, conhecendo suas opiniões e fortalecendo suas marcas.”
Entre os participantes esteve a produtora Heloise Merolli de Campo Largo, que iniciou sua trajetória em 1998, após receber de presente de casamento 200 mudas da variedade Cabernet Sauvignon. “Foi aí que começou esse sonho, esse processo de idealizar um legado para os meus filhos. Por isso, trabalhamos apenas com uvas próprias e agricultura sustentável. Acredito que devemos deixar algo realmente bom para as futuras gerações”, contou ela durante o evento.
Para muitos expositores, como o João Mazur do Bodega Costantini, a Vinopar também representou uma oportunidade de visibilidade e expansão. “Foi uma experiência muito boa para divulgar nossa marca, nossos vinhos e nossa sidra. Ficamos surpresos com a aceitação e o interesse do público”, afirmou outro produtor.
Com sucesso de público e engajamento, a Vinopar reafirmou seu papel como um importante espaço de valorização do vinho paranaense e de fomento ao enoturismo no estado.
Para conferir como foi o evento, assista ao vídeo da nossa cobertura: