O governo de São Paulo anunciou a republicação do edital de licitação para a construção do aguardado túnel imerso Santos-Guarujá, nesta segunda-feira (9). A iniciativa surge após um “road show” liderado pelo governador Tarcísio de Freitas na Europa, em abril, onde investidores apresentaram importantes considerações.
O novo documento incorpora ajustes técnicos e operacionais no modelo de concessão, visando atender às demandas levantadas durante a apresentação do projeto aos potenciais investidores. Essa revisão busca tornar o projeto ainda mais atrativo e viável para o setor privado.
Em parceria público-privada (PPP) com o Ministério de Portos e Aeroportos, o projeto prevê uma concessão de 30 anos e um investimento total de R$ 6,8 bilhões. O leilão está agendado para o dia 5 de setembro, na sede da B3, em São Paulo, com a entrega dos envelopes marcada para o dia 1º de setembro.
De acordo com a Secretaria de Parcerias em Investimentos (SPI), foram realizadas atualizações importantes, como a revisão da data-base contratual para janeiro de 2025 e a reavaliação dos custos de materiais essenciais, como concreto e dragagem. A distância média de transporte também foi recalculada, fixada em 85 km.
Uma das mudanças mais significativas é a permissão de lances em viva-voz tanto sobre a contraprestação pública quanto sobre o aporte público, o que deve estimular uma maior competição e propostas mais vantajosas para o governo. Além disso, foi criada a Conta Desapropriação e ajustados os critérios de alocação de riscos, especialmente os geológicos e de interferências.
Com 1,5 km de extensão, incluindo 870 metros sob o canal do estuário, o túnel Santos-Guarujá será o primeiro do tipo no Brasil a utilizar a avançada técnica de túnel imerso. A infraestrutura contará com três faixas por sentido, uma delas exclusiva para o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), além de uma galeria para pedestres e ciclistas.
Fonte: http://www.cnnbrasil.com.br