A Comissão Especial da Câmara dos Deputados, responsável por analisar o novo Plano Nacional de Educação (PNE), promove um debate crucial sobre o acesso, a permanência, a qualidade e a conclusão da Educação Profissional e Tecnológica (EPT). A audiência, realizada nesta terça-feira (17/06), tem formato interativo e pode ser acompanhada no site da Câmara dos Deputados, permitindo a participação de diversos interessados.
O Projeto de Lei nº 2.614/24, que detalha o novo PNE, estabelece 18 objetivos ambiciosos para o desenvolvimento da educação no Brasil até 2034. A educação profissional ganha destaque nos objetivos 11 e 12, evidenciando a importância estratégica da área para o futuro do país.
O objetivo 11 foca na “ampliação do acesso e da permanência na educação profissional e tecnológica”, enquanto o 12º busca “garantir a qualidade e a adequação da formação às demandas da sociedade, do mundo do trabalho e das diversidades de populações na educação profissional e tecnológica”. Esses pontos serão cruciais no debate promovido pela comissão.
A relevância da EPT para o desenvolvimento nacional, a redução das desigualdades e a promoção da cidadania e da justiça social são temas centrais na discussão. A educação profissional é vista como uma ferramenta essencial para impulsionar o progresso do país.
No Brasil, o número de jovens que não estudam nem trabalham, os chamados “nem nem”, ainda é um desafio. Dados do relatório Education at a Glance 2024 indicam que 24% dos jovens brasileiros se encontram nessa situação, um índice acima da média dos países da OCDE (14%).
A Educação Profissional e Tecnológica (EPT) surge como uma solução promissora para aproximar a educação básica do mercado de trabalho. O ensino técnico de nível médio, por exemplo, permite que os jovens concluam a educação básica ao mesmo tempo em que se qualificam como técnicos, facilitando o ingresso no mercado de trabalho, que apresenta uma grande demanda por esses profissionais.
Fonte: http://www.metropoles.com