segunda-feira, julho 14, 2025

Fim da Regalia? Projeto de Lei Quer Barrar Áreas VIP em Eventos Públicos no Rio

Share

Um projeto de lei polêmico, apresentado na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), busca proibir a criação de áreas VIP em eventos financiados com dinheiro público no estado. A proposta, de autoria do deputado estadual Rodrigo Amorim (União Brasil), aliado do ex-presidente Jair Bolsonaro, mira em garantir o acesso igualitário a atividades culturais para todos os cidadãos. O texto já começou a tramitar nas comissões da Casa.

A iniciativa de Amorim não se limita a shows musicais. O projeto abrange qualquer tipo de divisão de público em eventos culturais realizados em espaços públicos, como praias, praças e avenidas. A justificativa central é a defesa do uso igualitário dos espaços públicos, eliminando diferenciações baseadas em status social ou poder aquisitivo.

O projeto surge em meio à controvérsia gerada pelo show da cantora Lady Gaga em Copacabana, que contou com um investimento público de cerca de R$ 30 milhões. Parte do financiamento do evento, estimado em R$ 92 milhões, veio de empresas privadas, que convidaram cerca de 7.200 pessoas para uma área VIP com cardápio temático, enquanto o público geral assistia ao espetáculo a 150 metros do palco.

Segundo o texto do projeto de lei, a criação de camarotes ou setores restritos em eventos públicos será considerada ato de improbidade administrativa. A exceção ficaria por conta de estruturas técnicas imprescindíveis para a realização do evento. “O objetivo é evitar gastos que não refletem o interesse coletivo”, justificou o deputado Amorim.

Para se tornar lei, a proposta ainda precisa passar pelas comissões de Constituição e Justiça, Cultura e Orçamento da Alerj, antes de ser votada em plenário. Se aprovada, a nova regra terá validade em todo o estado do Rio de Janeiro, impactando a organização de futuros eventos financiados com recursos públicos.

Fonte: http://www.conexaopolitica.com.br

COTAÇÃO DO DIA

BRL - Moeda brasileira
USD
5,562
EUR
6,489
GBP
7,500

Mais lidas

DE TUDO UM POUCO