Banda se despede dos palcos com shows em quatro capitais brasileiras, incluindo apresentação em Curitiba
O verso “Eu continuo queimando tudo até a última ponta”, do Planet Hemp, surgiu despretensiosamente em meados dos anos 1990 durante uma conversa entre Marcelo D2 e Marcelo Yuka, do grupo O Rappa, em um posto de gasolina. Este trecho da música “Queimando Tudo”, do disco Os Cães Ladram Mas A Caravana Não Pára (1997), transcendeu os limites do álbum e passou a representar também o sentimento de comunidade e de afirmações políticas que mantêm a banda como uma das vozes mais relevantes da contracultura há mais de três décadas.
Agora, a marcante sentença inspira o nome da turnê de despedida do grupo, A Última Ponta, que contará com shows em Curitiba, no dia 03 de outubro, na Live Curitiba; em Porto Alegre, no dia 4 de outubro, na KTO Arena; no Rio de Janeiro, no dia 8 de novembro, na Farmasi Arena; e em São Paulo, no dia 15 de novembro, no Allianz Parque. As apresentações das respectivas datas são uma realização da 30e, maior companhia brasileira de entretenimento ao vivo, e a venda de ingressos começa ao meio-dia, no dia 18 de junho.
“Fizemos um belo trabalho nesses 30 anos de carreira, mas tudo tem um final. O Planet Hemp tem uma energia muito forte que não queremos que se apague”, diz Marcelo D2. “Já namoramos essa ideia há pelo menos dois anos, mas a parceria com a 30e foi crucial para podermos realizar esta turnê. Vamos aproveitar esses últimos momentos juntos, na estrada, como banda, e nos conectarmos mais uma vez com essa galera que está nos apoiando desde o início. É muito louco, nosso primeiro show foi para sete pessoas e agora vamos encerrar tudo no Allianz Parque”, complementa.
Foi uma camiseta com estampa da banda californiana Dead Kennedys que chamou a atenção de Skunk e o fez ter a primeira interação com Marcelo D2, que, na época, em 1992, vendia camisetas de bandas de rock e vinis usados no bairro do Catete, no Rio de Janeiro. A construção dessa amizade e o interesse mútuo por música resultou na fundação do Planet Hemp que, antes mesmo de ter um álbum lançado, já se apresentava nas casas alternativas das capitais fluminense e paulista e começava a movimentar a cena underground. Em 1994, no entanto, a trajetória de Skunk foi interrompida de forma precoce: ele morreu aos 27 anos. O BNegão, que já acompanhava o grupo de perto, assumiu os vocais, consolidando a formação que se tornaria histórica. “O Planet tem essa coisa singular de ser uma banda underground que habita o mainstream de forma convicta, e isso vai ser levado às últimas consequências nessa tour”, afirma o músico.
Atualmente, o Planet Hemp é formado por Marcelo D2 (vocal), BNegão (vocal), Formigão (baixo), Nobru (guitarra), Pedro Garcia (bateria) e Daniel Ganjaman (guitarra e baixo). O grupo se destaca pela fusão inédita entre rap, rock’n roll, psicodelia, hardcore, e ragga, com elementos da música brasileira. Resultando em uma identidade sonora única, que não apenas influenciou o cenário musical e político do país, mas, sobretudo, surgiu como uma voz audaciosa na defesa da legalização da maconha, confrontando as estruturas conservadoras da sociedade brasileira.
Usuário (1995), o álbum de estreia, rapidamente se tornou um clássico, com letras diretas e beats pesados. Foi o cartão de visita do Planet Hemp, com sucessos como “Legalize Já”, um manifesto em defesa da descriminalização da maconha; “Dig Dig Dig (Hempa)”, uma crítica à guerra às drogas; e “Mantenha o Respeito”, um grito contra o autoritarismo policial.
Outras datas da turnê de despedida estão marcadas em Salvador, Recife, Florianópolis, Goiânia, Brasília e Belo Horizonte. Todas as informações dos shows nessas cidades, especificamente, podem ser conferidas no site oficial da banda (acesse aqui).
SERVIÇO:
Planet Hemp – A Última Ponta – CURITIBA
Data: 3 de outubro de 2025 (sexta-feira)
Local: Live Curitiba – R. Itajubá, 143 – Novo Mundo, Curitiba – PR
Horário de Abertura da casa: 21h
Classificação Etária: Entrada e permanência de crianças/adolescentes de 05 a 15 anos de idade, acompanhados dos pais ou responsáveis, e de 16 a 17 anos, desacompanhados dos pais ou responsáveis legais
Ingressos:
Venda geral: 18 de junho, 12h (on-line e na bilheteria oficial)
Vendas online em: eventim.com.br/planethemp
Bilheteria oficial: Hard Rock Café Curitiba – Endereço: R. Buenos Aires, 50 – Batel -Curitiba – PR