sábado, junho 21, 2025

Demanda por Crédito no Brasil Apresenta Queda em Abril, Apesar do Crescimento Anual

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A busca por crédito no Brasil registrou uma leve retração em abril, conforme aponta o Índice Neurotech de Demanda por Crédito (INDC). O indicador, que acompanha mensalmente as solicitações de financiamento em diversos setores, como varejo e instituições financeiras, apresentou uma queda de 2% em relação a março. Este recuo sucede uma baixa ainda maior de 3,9% observada no mês anterior.

Entretanto, ao comparar abril de 2024 com o mesmo período do ano passado, o INDC revela um crescimento de 2,6%. Este avanço anual foi impulsionado principalmente pelo setor bancário e financeiro, que experimentou um aumento notável de 27% na demanda por crédito. O varejo também contribuiu para esse resultado positivo, com uma expansão de 2% no mesmo período.

Apesar do cenário de aperto monetário no país, com a elevação da taxa Selic, a demanda por crédito demonstra resiliência em alguns setores. Natália Heimann, líder da Business Unit de Dados & Analytics para Crédito da Neurotech, destaca que “as operadoras de crédito, em geral, se mantêm resilientes neste momento”. Este movimento sugere um esforço para facilitar o acesso ao crédito e, consequentemente, impulsionar a economia brasileira.

Em relação ao porte das empresas, as pequenas empresas (com faturamento anual de até R$ 4,8 milhões) se destacaram com um aumento expressivo de 31,6% na movimentação de crédito em comparação anual. Já as grandes empresas (com faturamento acima de R$ 300 milhões) registraram um crescimento de 2,4% na demanda por crédito em abril ante o mesmo mês de 2024. Em contrapartida, as empresas de médio porte e as microempresas apresentaram recuos na procura por financiamento.

Conforme Natália Heimann, o cenário geral ainda se mantém positivo, com crescimento registrado em todos os meses do ano até o momento. A Neurotech continua monitorando o mercado de crédito para identificar tendências e oportunidades, buscando entender como as empresas e os consumidores estão se adaptando ao cenário econômico atual.

Fonte: http://www.infomoney.com.br

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