O Grupo Tauá de Hotéis e Resorts inovou na forma de fortalecer sua cultura organizacional e engajar seus colaboradores. Através do programa ‘Banco da Felicidade’, a empresa já distribuiu quase R$ 1 milhão em prêmios, recompensando atitudes alinhadas aos valores da companhia.
Criado pela Diretoria de Talento, Cultura e Felicidade (TC&F), o programa utiliza a gamificação para incentivar comportamentos positivos. Os colaboradores, carinhosamente chamados de ‘emocionadores’, são premiados com ‘Moedas Sorriso’ ao praticarem os ’10 Mandamentos do Emocionador’.
A dinâmica é simples e eficaz: atitudes como sorrir no atendimento, colaborar com colegas e demonstrar total atenção aos hóspedes rendem moedas. Estas, por sua vez, podem ser trocadas por uma variedade de prêmios no site do programa, desde chocolates e bonés até eletrodomésticos e eletrônicos.
Entre os itens mais resgatados, destacam-se micro-ondas, TVs, bicicletas e até notebooks, muitos dos quais auxiliam os colaboradores a mobiliar suas casas. “Temos relatos emocionantes, de pessoas dizendo que estão montando a casa com as recompensas. Isso reforça o sentimento de pertencimento e gratidão dentro do grupo”, afirma Viviane Magalhães, diretora de TC&F do Grupo Tauá.
Além do comportamento no dia a dia, os colaboradores também podem acumular moedas através da conclusão de treinamentos, reconhecimento de clientes e participação em programas internos. Viviane Magalhães conclui: “O Banco da Felicidade é uma das formas que encontramos de transformar nossa crença em prática cotidiana… acreditamos que, quando a gente faz alguém feliz, também se sente feliz. Esse é o espírito do Tauá”.