Uma pesquisa inovadora da Universidade Estadual de Maringá (UEM) pode transformar a construção de estradas no Brasil. Cientistas desenvolveram uma técnica promissora que substitui o tradicional pó de pedra por cinza de bagaço de cana, um subproduto abundante da indústria sucroalcooleira.
Essa substituição não apenas contribui para a sustentabilidade, mas também aprimora a resistência do solo nas estradas. Segundo os pesquisadores, a nova técnica resulta em pavimentos mais duráveis e, consequentemente, em uma significativa redução nos custos de manutenção a longo prazo.
O projeto, liderado pelo engenheiro Vinicius Hipólito, já passou por testes bem-sucedidos. Um trecho da BR-158, que liga Campo Mourão a Maringá, no Paraná, foi o palco da primeira aplicação prática da tecnologia. Os resultados foram tão animadores que a pesquisa foi publicada na renomada revista internacional Scientific Reports.
“A utilização da cinza de bagaço de cana representa um avanço significativo na busca por soluções mais sustentáveis e econômicas para a infraestrutura rodoviária”, afirma Hipólito. O potencial da inovação chamou a atenção da Conasa Infraestrutura, empresa responsável por mais de 1.500 km de rodovias, que planeja implementar a técnica no Mato Grosso.
A iniciativa da UEM demonstra como a pesquisa e a inovação podem impulsionar o desenvolvimento de soluções sustentáveis e eficientes para os desafios da infraestrutura, promovendo a cidadania e o uso inteligente dos recursos naturais.
Fonte: http://cbncuritiba.com.br