As Forças de Defesa de Israel (IDF) anunciaram neste domingo a recuperação dos corpos de três reféns israelenses que estavam sob o poder do Hamas desde os ataques de 7 de outubro. Os reféns, identificados como Shay Levinson, Yonatan Samerano e Ofra Keidar, foram assassinados durante o cativeiro na Faixa de Gaza.
A operação de resgate, que contou com o apoio do serviço de inteligência israelense (ISA), trouxe à tona a trágica perda de vidas inocentes. “Foram resgatados os corpos do sargento Shay Levinson, de Yonatan Samerano e de Ofra Keidar, mantidos reféns por 625 dias em Gaza”, informou o Exército de Israel em comunicado oficial, evidenciando o longo período de sofrimento imposto às vítimas e seus familiares.
Entre os reféns estava Ofra Keidar, de 71 anos, residente do Kibutz Be’eri. Além de sua própria perda, a família Keidar já havia sofrido com o assassinato de Shmuel Keidar, marido de Ofra, também morto pelo Hamas em sua própria casa, de acordo com informações do portal Israel National News, revelando a extensão da tragédia que assolou a família.
Yonatan Samerano, de 21 anos, foi sequestrado e assassinado enquanto tentava escapar do massacre ocorrido no festival de música Nova, um evento que se tornou um símbolo da brutalidade dos ataques de outubro. Shay Levinson, de 19 anos, comandante de tanque no Batalhão Oz, foi capturado enquanto combatia os terroristas do Hamas.
Em resposta à notícia, o Fórum das Famílias dos Reféns emitiu uma nota lamentando as mortes e expressando gratidão pelo esforço das forças israelenses. O trágico destino dos três reféns reforça a urgência de se buscar uma solução para a crise dos reféns e de responsabilizar os perpetradores de tais atos.
Fonte: http://revistaoeste.com