segunda-feira, junho 23, 2025

PMO estratégico: a engrenagem que alavanca grandes projetos

Share

DOLÁR HOJE

Dólar: carregando...
Euro: carregando...
Libra: carregando...

Falta de padronização, alinhamento estratégico inexistente, altos custos e prazos estourados. Essas são dores de projetos mal gerenciados e sem um profissional que se apresenta como essencial, principalmente, em implementação de soluções de tecnologia: o PMO. Na era da transformação digital, o sucesso desses projetos estratégicos depende mais da capacidade de planejamento, comunicação, execução e adaptação das iniciativas com visão integrada e foco no resultado, do que de sistemas.

O Escritório de Gerenciamento de Projetos (PMO – Project Management Office) se consolida como um elemento essencial para garantir não apenas a entrega de projetos dentro do prazo e do orçamento, mas, sobretudo, com valor agregado para o negócio. Dados do Project Management Institute demonstram que projetos com PMOs tem três vezes mais probabilidade de sucesso do que aqueles que não contam com esse profissional (51% versus 17%).

A Gateware, empresa brasileira de tecnologia e inovação com atuação no Brasil, Argentina e Estados Unidos, é referência em PMO estratégico por meio da GW Value Strategy, uma das suas quatro suítes de serviços que oferece consultoria em gestão de projetos e mudanças organizacionais com metodologia própria e foco em resultados sustentáveis e lucrativos.

Para a empresa, um dos diferenciais está na preparação das lideranças antes mesmo do início dos projetos. A Metodologia de Implantação Gateware (MIG) foi desenvolvida para preparar o sponsor ainda na fase de pré-suasão, otimizando sua dedicação e garantindo o engajamento necessário para que o projeto gere valor real ao negócio. “É na fase inicial que definimos o ritmo e a consistência do projeto. Um sponsor preparado reduz riscos e potencializa entregas”, explica Nelsimar Junior, especialista em PMO da Gateware com mais de 30 anos de experiência.

Na opinião do especialista, o papel desse profissional vai muito além do acompanhamento de cronogramas. “Ele é o guardião do projeto, por isso o profissional precisa apresentar habilidades técnicas e comportamentais para conectar pessoas, identificar riscos e garantir que as entregas gerem valor real para o cliente. É ele quem regula a energia do projeto, elevando ou reduzindo a temperatura dos temas conforme a necessidade”, afirma.

Entre os diferenciais apontados pelo especialista estão a capacidade de visão holística, a comunicação clara com todos os stakeholders e a proatividade na antecipação de problemas. “Projetos não fracassam por tecnologia, mas por falta de previsão e planejamento. A experiência mostra que as principais falhas estão ligadas a pessoas e não a sistemas. Por isso, o PMO que tem empatia, escuta ativa e capacidade de influenciar com assertividade obtém mais resultados”, reforça.

Junior ainda destaca a relevância dos artefatos de projeto, da organização das informações e, principalmente, da comunicação como fator determinante para o sucesso das iniciativas. “O grande fator dificultador são as falhas humanas sendo, na maioria, relacionadas à comunicação”, afirma. A percepção é respaldada por uma pesquisa recente da SciELO Brazil, que revela que mais de 60% de gerentes, analistas e consultores consideram a comunicação um dos aspectos mais críticos na eficiência dos projetos.

“Cada apresentação precisa ter um storytelling claro e eficiente. A comunicação não é o que eu digo, é o que o outro entende. Essa é uma das soft skills mais importantes para quem lidera projetos hoje”, reforça o especialista. Ele conclui: “Projetos bem-sucedidos não nascem da sorte, mas de muito trabalho. O PMO prepara o caminho, mitiga riscos e conduz os times com segurança. Nosso papel é garantir que, ao final do projeto, o cliente diga: quero você no próximo”.

Sobre a Gateware – A Gateware é uma empresa focada em tecnologia, inovação, participante do Pacto Global da ONU no Brasil, parceira SAMSUNG SDS e SAP Partner Open Ecosystem. Com matriz localizada em Curitiba, no Paraná, também possui unidades em São Paulo, Rio de Janeiro, Argentina e EUA. Atualmente, possui 170 funcionários e atua em quatro suítes: GW Value Strategy (PMO Gestão de Projetos e GMO Gestão de Mudanças), GW Outsourcing (Body Shop e Alocação de Profissionais de TI), GW Solution (Aplicativo LivID que realiza Prova de Vida e Recadastramento Digital por meio do reconhecimento facial e inteligência artificial, além da funcionalidade de Consulta de Óbito em todo território nacional) e GW Labs (Fábrica de Softwares Multiplataforma).

Mais lidas

DE TUDO UM POUCO