sexta-feira, junho 27, 2025

Para Geração Z, crescer na carreira é a maior prioridade

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Estudo inédito promovido pela JBS com 32 mil colaboradores revela o que jovens esperam do mercado de trabalho

 

Um estudo realizado com mais de 32 mil colaboradores da JBS, durante o mês de março deste ano, aponta que cerca de 6 em cada 10 pessoas com idades entre 15 e 30 anos priorizam as oportunidades de crescimento e desenvolvimento profissional ao escolher uma empresa para trabalhar. O dado supera, com ampla margem, o critério “Salário e Benefícios”, o que reforça que essa geração busca por ambientes que invistam em seu futuro profissional.

O levantamento ouviu colaboradores de todo o Brasil em diferentes níveis hierárquicos: de menores aprendizes a profissionais efetivos da Companhia. Para os entrevistados, a valorização e o reconhecimento profissional estão atrelados ao crescimento e à oferta de oportunidades de aprendizado e recompensas, como participação em cursos, mentorias e treinamentos.
“A pesquisa ‘Jovens JBS’ nos trouxe informações valiosas, ampliando nosso entendimento sobre seus comportamentos, expectativas e visão de futuro. Estamos falando de uma geração que busca por empresas que ofereçam caminhos estruturados de aprendizado e evolução. Esse comportamento mostra que, mais do que atrair talentos, o desafio das companhias agora é mantê-los engajados em uma jornada crescente, que faça sentido para eles”, afirma Fernando Meller, diretor-executivo de Recursos Humanos da JBS Brasil.
Quando questionados sobre o que mais admiram em um líder, os jovens foram claros: o reconhecimento pelo trabalho realizado, seguido por empatia e compreensão das necessidades individuais.

Para Thaís Giuliani, doutora em Ciências da Informação especializada em Geração Z, os jovens precisam se sentir reconhecidos e valorizados no trabalho, mas a forma como enxergam isso é completamente diferente das gerações anteriores. “Eles querem ser ouvidos e contar com líderes próximos e acessíveis. Não se trata mais de subir uma escada tradicional de carreira. É sobre conexão, propósito, troca e a oportunidade de um futuro melhor”, afirma.

Esse desejo de conexão e troca também se estende ao propósito pessoal. Segundo a pesquisa, os jovens da Geração Z priorizam o crescimento pessoal aliado à contribuição social e querem se tornar inspiração em sua área de atuação. “Existe uma interdependência entre desenvolvimento individual e impacto coletivo. A Geração Z quer crescer, mas quer fazer isso de um jeito que importe para o mundo ao seu redor”, complementa Thaís.
Além do ambiente de trabalho, as prioridades de vida dessa geração também revelam nuances importantes. Apoio familiar e relacionamento são fatores de destaque. Quando olham para o futuro, desejam novos aprendizados e experiências com foco no crescimento pessoal e profissional e almejam estabilidade profissional com qualidade de vida, reforçando a busca por equilíbrio e bem-estar contínuo.

Com cerca de 40% de seus colaboradores pertencentes à Geração Z, a JBS pretende utilizar os resultados da pesquisa, que se destaca pelo volume inédito de respostas de uma empresa no Brasil, para melhorar ainda mais as suas ações de atração e geração de oportunidades, além de apoiar suas lideranças no fortalecimento do engajamento, desenvolvimento e retenção de equipes multigeracionais.
JBS implementa iniciativas para atrair e reter jovens talentos
A JBS foi reconhecida por cerca de 75% dos jovens ouvidos como uma empresa que proporciona aprendizado, desenvolvimento e crescimento profissional. Consciente da importância dessas perspectivas para a retenção de talentos, a empresa investe em programas estruturados que abrangem desde a formação em negócios até oportunidades de carreira internacional.

Uma das portas de entrada na JBS é o Programa Evoluir, que oferece aprendizado teórico e prático para jovens de 18 a 23 anos, capacitando-os para as demandas do negócio e gerando oportunidades de desenvolvimento dentro da empresa. O Instituto J&F é a entidade responsável pela qualificação dos programas de jovem aprendiz da JBS – que possui mais de 500 alunos matriculados, em 11 unidades do grupo.

A JBS também investe na formação técnica e de liderança através de programas como o Germinare VET, que prepara futuros líderes com foco em veterinária e processos fabris, e o Programa Master de Produção, que capacita colaboradores internos para ascenderem a cargos de supervisão.

Aos 21 anos, Isabelly Caroline Batista é mais um exemplo de como a JBS impulsiona o desenvolvimento pessoal e profissional de seus colaboradores desde o início da carreira. Sua trajetória começou em 2022, em Campo Mourão (PR), quando viu uma vaga de jovem aprendiz divulgada no Instagram. Incentivada pela mãe, Gisele, que já havia trabalhado na empresa, ela decidiu se candidatar – e deu o primeiro passo em direção a um futuro promissor.

Durante sete meses, atuou no setor administrativo. Seu desempenho não passou despercebido: há cerca de um ano e meio, foi efetivada na Companhia, assumindo sua primeira função no setor de Recursos Humanos – área com a qual se identificou e pretende cursar faculdade e, atualmente, está no setor de produção. Isabelly segue comprometida com seu desenvolvimento e tem nos líderes uma fonte constante de apoio e motivação.

“Vejo nos meus líderes pessoas que me incentivam a aprender, me ensinam e me estimulam a crescer. Sempre recebo bons conselhos. Meu sonho é construir uma carreira dentro da JBS, aproveitando todas as oportunidades que a empresa oferece”, afirma.

Isabelly Caroline Batista, do PR, conta sua história na Companhia

 

Metodologia e amostra
A pesquisa “Jovens JBS” foi realizada em março de 2025 e contou com a participação de 32.063 jovens colaboradores de unidades da Companhia em todas as regiões do Brasil. Os participantes responderam a um questionário com 22 perguntas, que abordaram quatro pilares fundamentais: valores e objetivos; relacionamentos e comunicação no trabalho; ambiente de trabalho e motivação; e propósito e impacto. O estudo buscou mapear percepções, expectativas e hábitos dessa geração em relação ao ambiente corporativo e à vida de forma mais ampla.

Sobre a JBS

A JBS é uma das maiores empresas de alimentos do mundo. Com uma plataforma diversificada por tipos de produtos (aves, suínos, bovinos e ovinos, além de plant-based), a Companhia conta com mais de 280 mil colaboradores, em unidades de produção e escritórios em países como Brasil, EUA, Canadá, Reino Unido, Austrália, China, entre outros. No Brasil, a JBS é uma das maiores empregadoras do país, com 158 mil colaboradores. No mundo todo, a JBS oferece um amplo portfólio de marcas reconhecidas pela excelência e inovação: Friboi, Seara, Swift, Pilgrim’s Pride, Moy Park, Primo, Just Bare, entre muitas outras, que chegam todos os dias às mesas de consumidores em 180 países. A empresa investe em negócios correlacionados, como couros, biodiesel, colágeno, higiene pessoal e limpeza, envoltórios naturais, soluções em gestão de resíduos sólidos, reciclagem e transportes, com foco na economia circular. A JBS conduz suas operações priorizando a alta qualidade e a segurança dos alimentos e adota as melhores práticas de sustentabilidade e bem-estar animal em toda sua cadeia de valor, com o propósito de alimentar pessoas ao redor do mundo de maneira cada vez mais sustentável.

JBS – Atendimento à Imprensa
E-mail: simone@somosftcom.com.br
Telefone: 41 9985-0332
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Foto: Divulgação/JBS

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