Em meio ao inverno curitibano, estudantes do 4º ano do Colégio Medianeira estão aquecendo os corações com uma homenagem especial ao Festival de Parintins. A festa junina da escola, marcada para 5 de julho, será palco de apresentações inspiradas nos bois Garantido e Caprichoso, símbolos da cultura amazônica.
Professores e especialistas se uniram para ampliar o repertório cultural dos alunos, indo além das tradicionais festas juninas do Sul e Sudeste. “Queríamos trazer algo genuinamente brasileiro, mas que muitas vezes não recebe destaque fora da sua região”, explica o professor de Língua Portuguesa Marcelo Ferreira sobre a escolha do tema.
Para imergir os alunos no universo do festival, a equipe pedagógica utilizou vídeos e imagens das apresentações originais. O impacto foi imediato, despertando encanto e curiosidade nas crianças. “Foi lindo ver a surpresa com a grandiosidade do evento, as lendas indígenas e a força dos figurinos”, relata Marcelo.
Divididos em grupos, os estudantes se dedicam à criação de coreografias, fantasias e elementos cênicos inspirados no Bumbódromo de Parintins. Bandeiras, tiaras e danças que recriam a rivalidade entre Caprichoso e Garantido prometem animar a festa. Apesar do frio, os ensaios continuam a todo vapor.
A apresentação busca valorizar a cultura nortista e o trabalho em equipe. “Acreditamos que será uma das apresentações mais marcantes dos últimos anos”, afirma Marcelo. “Queremos despertar a curiosidade e a admiração pela cultura nortista”, finaliza, reforçando a importância de trazer à sala de aula manifestações culturais diversas e ricas como o Festival de Parintins.
O Festival de Parintins, realizado anualmente no Amazonas, é uma celebração da cultura amazônica, reunindo milhares de pessoas em torno da rivalidade dos bois Caprichoso e Garantido. O evento exalta lendas, raízes indígenas e o folclore ribeirinho, sendo um dos maiores e mais importantes festivais folclóricos do Brasil.
Fonte: http://www.cnnbrasil.com.br