quarta-feira, julho 9, 2025

BRICS se Expande: Quem são os Novos Integrantes e Parceiros do Bloco?

Share

Sob a presidência brasileira, o BRICS, grupo que reúne importantes economias emergentes, ganha destaque com a realização de sua cúpula anual no Rio de Janeiro. Originalmente formado por Brasil, Rússia, Índia e China, o bloco agora ostenta onze membros oficiais e uma rede de dez nações parceiras, ampliando sua influência no cenário global.

Essa expansão reflete a crescente relevância do BRICS nas relações financeiras e na cooperação institucional entre os países. Juntos, os membros do BRICS detêm um Produto Interno Bruto (PIB) de US$ 24,7 trilhões, além de representarem uma vasta extensão territorial e populacional, conforme dados do Banco Mundial.

O embrião do BRICS surgiu em 2001, quando o economista Jim O’Neill, então no Goldman Sachs, identificou Brasil, Rússia, Índia e China como economias emergentes com grande potencial. Em um relatório intitulado “Building Better Global Economic BRICs”, O’Neill destacou o potencial de crescimento e investimento desses países. A África do Sul juntou-se ao grupo em 2011, adicionando o “S” à sigla.

Atualmente, o BRICS é composto por Brasil, Rússia, Índia, China, África do Sul, Arábia Saudita, Egito, Emirados Árabes Unidos, Etiópia, Indonésia e Irã. A expansão do bloco seguiu a Declaração de Johanesburgo, de agosto de 2023, que abriu as portas para a adesão de novos membros. “A expansão segue a Declaração de Johanesburgo, feita em agosto de 2023”, informou a CNN Brasil.

Além dos membros titulares, o BRICS conta com um grupo de países parceiros, que participam de reuniões conjuntas e endossam as declarações das cúpulas. Entre os parceiros estão Belarus, Bolívia, Cazaquistão, Cuba, Malásia, Nigéria, Tailândia, Uganda, Uzbequistão e Vietnã, este último anunciado como parceiro em junho deste ano.

A relevância do BRICS se estende ao comércio global, respondendo por 24% das trocas mundiais, segundo dados da COMEVIX (Balança Comercial e Estatísticas de Comércio Exterior). Em termos populacionais, o grupo representa 48,5% da população mundial, incluindo a Índia e a China, dois dos países mais populosos do planeta.

Fonte: http://www.cnnbrasil.com.br

COTAÇÃO DO DIA

BRL - Moeda brasileira
USD
5,583
EUR
6,558
GBP
7,598

Mais lidas

DE TUDO UM POUCO