quarta-feira, julho 16, 2025

Dilma Rousseff critica ‘ferramentas de subordinação política’ no Brics, em alusão a Trump

Share

Rio de Janeiro – A presidente do Novo Banco de Desenvolvimento (NDB), Dilma Rousseff, proferiu duras críticas ao uso de sanções e tarifas como instrumentos de pressão política. A declaração ocorreu durante a abertura da 10ª reunião anual do conselho do NDB, conhecido como Banco do Brics, nesta sexta-feira.

Em seu discurso, a ex-presidente alertou para o enfraquecimento do multilateralismo e o ressurgimento de práticas unilaterais. “O multilateralismo está sob pressão. Testemunhamos o recuo na população e o ressurgimento do unilateralismo. Tarifas, sanções e restrições financeiras estão sendo usadas como ferramenta de subordinação política”, afirmou Dilma Rousseff.

Embora não tenha citado nomes, a fala de Dilma Rousseff foi amplamente interpretada como uma referência às políticas adotadas pelo ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Durante seu mandato, Trump implementou diversas medidas unilaterais, incluindo tarifas sobre produtos importados, que ficaram conhecidas como “tarifaço”.

A 10ª edição do encontro do Brics tem como foco central o debate sobre o financiamento do desenvolvimento sustentável nos países do Sul Global. Além disso, serão discutidos temas como ciência, tecnologia e inovação, bem como o uso de moedas locais em programas de financiamento.

O evento conta com a participação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ministros de Estado, membros do conselho do NDB, líderes empresariais e representantes da sociedade civil. O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, também está presente na reunião.

Fonte: http://www.metropoles.com

COTAÇÃO DO DIA

BRL - Moeda brasileira
USD
5,562
EUR
6,489
GBP
7,500

Mais lidas

DE TUDO UM POUCO