quinta-feira, julho 10, 2025

Hot yoga: conheça a modalidade que está em alta e os benefícios da prática

Share

Prática de yoga em ambientes aquecidos promove o emagrecimento e ajuda na recuperação de lesões

O yoga é uma prática indiana milenar que já se popularizou em escala global. A atividade costuma ser uma mistura de meditação com exercícios, envolvendo diferentes posturas que ajudam o corpo humano de várias formas. Contudo, muitos praticantes já estão indo além do básico e aderindo ao que chamamos de hot yoga.

O hot yoga é uma variação que mantém o mesmo processo de posturas e exercícios, mas que coloca seus praticantes em uma sala aquecida em altas temperaturas, podendo variar de 32 °C a 40 °C. O calor do ambiente pode potencializar a atividade física e garantir alguns benefícios exclusivos.

Em suma, as posturas de yoga ajudam a melhorar a flexibilidade, a força e o equilíbrio do corpo, além de trazer benefícios para a saúde mental. Além desse conjunto de vantagens, praticar yoga em uma sala quente promove uma perda maior de calorias, através da transpiração, enquanto os músculos ficam mais relaxados.

Dessa forma, a hot yoga é uma modalidade indicada para pessoas que desejam emagrecer e também para quem está passando por algum tratamento de lesão, pois a combinação do exercício com o calor ajuda o corpo a se recuperar melhor.

À medida de comparação, estima-se que uma sessão de 90 minutos de yoga tradicional queima, em média, 130 calorias. Já uma aula equivalente da hot yoga pode queimar, aproximadamente, 330 calorias em mulheres e até 430 calorias em homens.

Contudo, não é exatamente o calor que promove esses resultados. O que realmente garante essas vantagens é a execução correta das posturas – o calor é apenas uma forma de potencializar os frutos de uma yoga bem praticada.

Por onde começar?

Aos interessados no hot yoga, pode ser interessante primeiro se familiarizar com o yoga tradicional, pois se trata praticamente da mesma atividade. Ali, já é possível aprender todos os movimentos e posturas que serão realizados ao longo das aulas de hot yoga, só que sem o desconforto da temperatura alta.

Já os mais experientes precisam ter em mente que o hot yoga exige bem mais do corpo que o modelo tradicional. A hidratação é fundamental ao longo de todo o processo, assim como o uso de um vestuário leve e adequado, como roupas de academia.

É importante frisar que existem algumas contraindicações, em especial para pessoas que possuem doenças preexistentes, como problemas cardíacos, baixa pressão arterial, hipoglicemia, anorexia, etc. O mais recomendado é procurar a orientação de um médico antes de iniciar a prática. 

 

COTAÇÃO DO DIA

BRL - Moeda brasileira
USD
5,583
EUR
6,552
GBP
7,597

Mais lidas

DE TUDO UM POUCO