Moradores do Jardim Bonfim, em Almirante Tamandaré, Região Metropolitana de Curitiba, estão alarmados com o uso irregular da passarela local. O espaço, projetado para a segurança de pedestres na travessia da Rodovia dos Minérios, tem sido palco de manobras perigosas e ilegais por parte de motociclistas. A situação, segundo relatos, gera insegurança e danifica a estrutura.
A prática, além de desrespeitosa, configura infração gravíssima de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), em seu Artigo 193. A lei proíbe expressamente a condução de veículos em passarelas, calçadas e canteiros, visando a proteção dos pedestres e a integridade do espaço público. A infração acarreta multa e pontos na carteira de habilitação.
“Eu uso a passarela todo dia e é uma, duas, três motos passando”, desabafa Vanderson Souza, morador da região. “Eles apagam a luz e atravessam como se fosse uma rua. A gente tem que sair, dar espaço”. O morador ainda relata que o piso da passarela está cedendo devido ao peso das motos, temendo que a situação se agrave e cause acidentes.
A Polícia Rodoviária Estadual (PRE) é a responsável pela fiscalização do trecho. No entanto, os moradores afirmam que o problema persiste há tempos e tem se intensificado. A reportagem buscou contato com a PRE para obter um posicionamento sobre as denúncias e as medidas que serão tomadas, mas não obteve resposta até o momento.
Fonte: http://www.bandab.com.br