quinta-feira, julho 10, 2025

Senadores usam verba pública para bancar bebidas alcoólicas e levantam questionamentos sobre controle de gastos

Share

Senadores Humberto Costa (PT-PE) e Giordano (MDB-SP) estão no centro de uma polêmica após um levantamento do Metrópoles revelar o uso de verba indenizatória, destinada a despesas do mandato, para o pagamento de bebidas alcoólicas em restaurantes e bares. A prática levanta questionamentos sobre a fiscalização do uso de recursos públicos por parlamentares.

Os gastos incluem vinhos, cervejas e drinks. O senador Giordano, por exemplo, utilizou a verba para custear um drink “Fragole Lambrusco” em um restaurante italiano em São Paulo. Já Humberto Costa teve despesas reembolsadas com vinho em um bistrô no Recife e outras vezes com chope e cerveja.

Diante da repercussão, ambos os senadores alegaram falhas no controle de gastos e se comprometeram a ressarcir os valores. Giordano argumentou que as descrições nas notas fiscais não deixavam claras as referências a bebidas alcoólicas, enquanto Costa afirmou que houve erros no controle interno, inclusive por parte do próprio Senado.

“Erros podem acontecer, como esses que redundaram em R$ 128,32 reembolsados por produtos de natureza não-reembolsável”, disse a assessoria de Humberto Costa, reconhecendo a falha e se comprometendo a devolver o valor. O senador Giordano também se manifestou, garantindo a devolução dos valores gastos indevidamente.

O Senado Federal, por sua vez, reconheceu o reembolso indevido e determinou uma auditoria em todos os documentos relativos a essa natureza de despesa dos anos de 2024 e 2025. A Casa assegurou que os senadores já efetuaram a devolução integral dos valores aos cofres públicos e reforçou o compromisso com a transparência e o aprimoramento dos mecanismos de controle interno.

Fonte: http://www.metropoles.com

COTAÇÃO DO DIA

BRL - Moeda brasileira
USD
5,583
EUR
6,552
GBP
7,597

Mais lidas

DE TUDO UM POUCO