Belém do Pará celebra a conquista do Confraria do Fraga, eleito o grande campeão do Comida di Buteco 2025. O tradicional concurso, que valoriza a culinária de raiz e a atmosfera acolhedora dos botecos, premiou o estabelecimento paraense com o título de melhor do país, consagrando a rica gastronomia da região.
A receita campeã, batizada de “Capitão do Sertão de Virgulino Lampião e Maria Bonita”, encantou os jurados com sua originalidade e sabor. O bolinho, recheado com carne de sol suína, baião de dois, jabá, jambu, queijo coalho e cheiro verde, empanado em cuscuz de chicória, presta uma homenagem aos ícones do cangaço nordestino, unindo tradição e inovação em um só prato.
O pódio da edição de 2025 também premiou o Bar do Durante, de Jaguariúna (SP), com o segundo lugar, e o Nunes Bar, de Ipatinga (MG), com a terceira posição. A grande final e anúncio dos vencedores aconteceu na última terça-feira (1º), em São Paulo, coroando um ano de celebração da cultura botequeira nacional.
“Resgatar os botecos familiares” é a missão do Comida di Buteco, que nasceu em 2000 em Belo Horizonte e, desde então, se expandiu por todo o Brasil. A edição deste ano contou com a participação de mais de mil bares na fase inicial, com 27 estabelecimentos disputando o título na grande final, representando a diversidade gastronômica de cada canto do país.