Uma súbita e devastadora enchente no rio Llano, no Texas, transformou a paisagem e a vida de muitas pessoas em questão de minutos. Fortes chuvas, que castigaram o estado na última sexta-feira, dia 4, foram a causa do transbordamento, flagrado em vídeo que documenta a rapidez com que o rio saiu do seu leito.
As imagens capturadas por Robert Ivey, que mantém câmeras de segurança monitorando a travessia, mostram o nível da água subindo drasticamente a partir das 17h10. Em apenas oito minutos, a travessia foi completamente submersa, e em vinte minutos, toda a área já estava tomada pela enchente. Equipes de emergência chegaram ao local e interditaram a passagem por volta das 17h45, tentando evitar maiores desastres.
O balanço mais recente, divulgado no domingo, dia 6, é alarmante: pelo menos 81 mortos, incluindo 28 crianças. As buscas concentram-se em dez meninas e uma monitora de uma colônia de férias cristã, o Camp Mystic. A cada hora que passa, as chances de encontrar sobreviventes diminuem drasticamente, mas as equipes de resgate continuam incansáveis.
“Estamos meio saturados agora. Portanto, qualquer quantidade adicional pode causar inundações”, alertou o meteorologista Jason Runyen ao The New York Times, em referência aos avisos de novas tempestades emitidos pelo Serviço Meteorológico Nacional para Austin, San Antonio e áreas próximas. A população foi orientada a buscar abrigo em locais seguros e evitar áreas alagadas.
O governador do Texas, Greg Abbott, declarou que 41 pessoas estão oficialmente desaparecidas, mas admitiu que o número pode ser ainda maior, devido à falta de comunicação em algumas regiões afetadas. As equipes de resgate, com o auxílio de cães farejadores e equipamentos especiais, lutam contra o tempo na esperança de encontrar sobreviventes em meio à devastação.
Fonte: http://revistaoeste.com