O país enfrenta uma terça-feira (8/7) com contrastes climáticos significativos. Enquanto o Norte e parte do Nordeste se preparam para temporais, o centro-sul lida com baixas temperaturas e geadas isoladas. As informações são do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
De acordo com o Inmet, a previsão indica tempo firme na maior parte do território nacional. No entanto, o extremo norte do Amazonas e do Pará, Amapá e Roraima devem registrar chuvas mais intensas, resultado da termodinâmica local que favorece a formação de nuvens carregadas durante a tarde.
Na Região Sul, o alerta é para geadas, especialmente no extremo sul do Rio Grande do Sul e na faixa central de Santa Catarina e Paraná. O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) também aponta para a possibilidade de geadas em pontos isolados mais ao sul de São Paulo e até mesmo em Minas Gerais.
O Nordeste também merece atenção, com o Inmet emitindo avisos de potenciais acumulados de chuva no litoral. As áreas sob alerta incluem o litoral norte da Bahia (Salvador inclusa), parte do litoral sul de Sergipe, toda a costa da Paraíba e grande parte do Rio Grande do Norte.
Diante desse cenário, o Inmet recomenda à população evitar áreas de risco durante o mau tempo. O órgão aconselha desligar aparelhos elétricos e o quadro geral de energia, além de observar alterações nas encostas. Em caso de emergência, a Defesa Civil (199) e o Corpo de Bombeiros (193) estão disponíveis.
Fonte: http://www.metropoles.com