quarta-feira, julho 16, 2025

Haddad Alerta: Meta Fiscal Ameaçada se Poderes Ampliarem Gastos

Share

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, soou o alarme nesta terça-feira (8), enfatizando que o cumprimento da meta fiscal deste ano depende do esforço conjunto dos Três Poderes. Ele alertou que, caso cada um utilize suas prerrogativas para aumentar despesas, atingir o objetivo fiscal se tornará uma tarefa árdua.

Haddad ressaltou a necessidade de medidas para garantir o cumprimento da meta, lembrando que a responsabilidade é compartilhada. Ao ser questionado sobre possíveis novos cortes de gastos, o ministro ponderou que é preciso aguardar o Relatório Bimestral de Avaliação de Receitas e Despesas, previsto para 22 de julho.

Contudo, Haddad demonstrou um otimismo cauteloso, mencionando que a arrecadação superou as projeções iniciais. “A arrecadação no terceiro trimestre veio bem, imposto de renda, contribuição social. Ela veio acima do projetado pela Receita Federal, então isso traz algum conforto”, afirmou o ministro.

O ministro enfatizou que a equipe econômica está atuando dentro do cronograma estabelecido. Ele também comentou sobre o decreto que aumentou as alíquotas do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF), explicando que a medida visa combater o planejamento tributário e a evasão fiscal.

Nesse sentido, a Fazenda está preparando documentos para comprovar ao ministro Alexandre de Moraes, do STF, a justificativa do decreto. “Nós vamos comprovar para o ministro Alexandre que nós estamos evitando planejamento tributário, elisão fiscal, evasão fiscal”, concluiu Haddad, destacando o impacto negativo dos benefícios fiscais excessivos.

Fonte: http://jovempan.com.br

COTAÇÃO DO DIA

BRL - Moeda brasileira
USD
5,562
EUR
6,489
GBP
7,500

Mais lidas

DE TUDO UM POUCO