quarta-feira, julho 16, 2025

Pais Sedentários, Filhos Inativos: Estudo Brasileiro Revela a Influência do Exemplo Familiar na Saúde Infantil

Share

Um estudo inovador da Universidade Estadual Paulista (Unesp) revelou uma forte correlação entre a inatividade física dos pais e o comportamento sedentário de seus filhos. Publicada na revista Sports Medicine and Health Science, a pesquisa acompanhou 182 crianças e adolescentes, entre 6 e 17 anos, juntamente com seus pais, utilizando sensores para monitorar seus níveis de atividade.

Os resultados indicam que a rotina dos pais exerce uma influência direta sobre os hábitos de seus filhos. Segundo o professor Diego Christofaro, da FCT-Unesp, “quando pais mantêm uma rotina mais ativa, seus filhos têm menor predisposição a permanecer sentados”. A pesquisa também destacou o papel crucial das mães como incentivadoras, com uma influência mais que duas vezes superior à dos pais.

O estudo, que considerou fatores como sexo, idade dos filhos e nível socioeconômico, demonstra que o exemplo dos pais é fundamental. Crianças em famílias ativas raramente adotam um estilo de vida sedentário. Este dado reforça a importância de promover atividades físicas em conjunto, como forma de gerar mudanças duradouras no estilo de vida das crianças, prevenindo riscos como a obesidade infantil.

A pesquisa da Unesp não apenas confirma a relação entre o comportamento dos pais e dos filhos, mas também oferece dados valiosos para a criação de políticas públicas. Como ressalta Christofaro, “hábitos sedentários são resultados de múltiplos fatores […]. No entanto, nosso estudo mostra que os hábitos dos pais podem incidir na saúde dos filhos”, justificando a necessidade de campanhas que incentivem um estilo de vida mais ativo no ambiente familiar.

O estudo, financiado pela Fapesp, é um dos primeiros a analisar separadamente as influências maternas e paternas na atividade física dos filhos. Com o sedentarismo infantil sendo um problema crescente no Brasil, onde entre 11% e 38% das crianças e adolescentes apresentam excesso de peso, esta pesquisa se torna um importante instrumento para promover a saúde e o bem-estar das futuras gerações.

Fonte: http://www.metropoles.com

COTAÇÃO DO DIA

BRL - Moeda brasileira
USD
5,562
EUR
6,489
GBP
7,500

Mais lidas

DE TUDO UM POUCO