O cooperativismo do Paraná foi o centro das atenções em sessão solene no Palácio Iguaçu, onde a Cooperativa Frísia recebeu uma Menção Honrosa pelos seus 100 anos de atuação. O evento, resultado de uma parceria entre a Assembleia Legislativa e o Governo do Estado, também celebrou o Ano Internacional do Cooperativismo, proclamado pela ONU para 2025, reconhecendo a importância vital das cooperativas para o desenvolvimento. O deputado Alexandre Curi, presidente do Legislativo estadual, liderou as homenagens.
Durante a cerimônia, Alexandre Curi destacou o pioneirismo da Frísia e a relevância das mais de 240 cooperativas atuantes no estado, que juntas movimentaram cerca de R$ 205 bilhões em 2024. “Nossas cooperativas são um modelo de negócio para o mundo”, afirmou o deputado, ressaltando que, em 130 cidades paranaenses, a cooperativa é a principal força econômica. Ele ainda complementou, enfatizando que esses municípios apresentam os maiores índices de desenvolvimento humano (IDH).
Em um movimento de apoio contínuo, o presidente da Assembleia Legislativa anunciou a criação da Frente Parlamentar do Cooperativismo. Segundo Curi, essa iniciativa visa criar um espaço para ouvir as demandas do setor, aproximando o Poder Legislativo e as cooperativas. “Queremos debater, dialogar, e o compromisso é só pautar matérias que afetem o setor quando houver consenso com as nossas cooperativas”, garantiu o deputado.
O evento contou com a presença do governador em exercício, Darci Piana, deputados federais e estaduais, secretários de Estado, executivos de cooperativas e dirigentes do Sistema Ocepar. Alexandre Curi concluiu reafirmando o compromisso da Assembleia Legislativa com o setor produtivo: “A Assembleia do Paraná está de portas abertas a quem produz e gera empregos”.
Fonte: http://alexandrecuri.com.br