Ação da Secretaria do Trabalho reuniu mais de 1.700 pessoas e conectou profissionais com 15 empresas do setor
A Secretaria do Trabalho, Qualificação e Renda do Paraná promoveu nesta terça-feira (15), o mutirão de empregos voltado exclusivamente para a área da saúde. A ação contou com a participação de mais de 15 empresas e disponibilizou mais de 500 vagas para diversos cargos do setor.
A ação teve grande adesão do público, com 1.755 atendimentos realizados ao longo do dia. Foram distribuídas 608 senhas para candidatos interessados nas vagas ofertadas. Ao final, 342 pessoas foram pré-aprovadas pelos recrutadores e saíram de lá com a lista de documentos para contratação. Os números reforçam a efetividade do mutirão em gerar oportunidades concretas na área da saúde.
Organizado pela Secretaria do Trabalho, Qualificação e Renda do Paraná, o mutirão aproxima empresas com demanda urgente por profissionais e trabalhadores em busca de colocação no mercado. Cargos como técnicos de enfermagem, auxiliares administrativos, recepcionistas, enfermeiros, cuidadores e até profissionais da área técnica especializada estavam entre as oportunidades ofertadas.
A movimentação foi intensa ao longo do dia, com filas organizadas e atendimento rápido. Para muitos, o mutirão foi a oportunidade que faltava. A curitibana Thais Mollinetti, que estava desempregada há dois meses, saiu da agência com cadastro de emprego pré-aprovado. “Esse mutirão vai abrir muitas portas para as pessoas conseguirem um emprego. Estou desempregada há dois meses, procurando um trabalho como enfermeira. Hoje, eu consegui ser aprovada em três instituições. Agora é esperar o retorno das empresas para começar a trabalhar logo”, contou.
O Hospital do Rocio, de Campo Largo, participou ativamente da seleção de candidatos. O diretor de Recursos Humanos da instituição, Alexandre Mariath, destacou a importância da ação. “O Hospital do Rocio, em questão de uma hora, já selecionou mais de dez pessoas pré-candidatas para prosseguir no nosso processo seletivo. Acho importante essa iniciativa da Agência do Trabalhador de Curitiba, porque motiva e aquece o mercado de trabalho na área da saúde.“, afirmou.
Segundo o secretário do Trabalho, Qualificação e Renda do Paraná, Do Carmo, a ação reforça o compromisso do Governo do Estado em fomentar o emprego em áreas estratégicas, como a saúde. “Nosso objetivo é transformar a Agência do Trabalhador em um canal direto de oportunidades. Hoje não são só vagas, são portas que se abrem para centenas de famílias que precisam de estabilidade e renda. O setor da saúde está aquecido e iniciativas como essa ajudam a preencher lacunas tanto para quem contrata quanto para quem precisa de um emprego”, afirmou o secretário.
Vagas na Saúde em Curitiba
Curitiba teve um crescimento expressivo no setor da saúde nos primeiros cinco meses de 2025. De janeiro a maio, a cidade registrou um saldo positivo de 16.399 novas vagas de emprego formal, de acordo com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED). Esse número representa a diferença entre as contratações e os desligamentos no período, mostrando uma clara expansão da área de saúde na capital paranaense.
O mutirão faz parte de uma série de ações que vêm sendo realizadas pelo Governo do Paraná para incentivar a geração de empregos formais e qualificados no estado. A próxima edição já está sendo planejada, com foco em outros setores com alta demanda de contratação.
Para mais informações, acesse www.trabalho.pr.gov.br