sexta-feira, julho 18, 2025

Inverno: Confira dicas para manter a alegria em dias frios

Share

Professoras de Psicologia do UniCuritiba explicam o que é o Transtorno Afetivo Sazonal e dão dicas para evitar que o clima interfira na saúde mental – crédito de imagem Freepik

O inverno começou gelado no Paraná — e junto com as baixas temperaturas, reacendeu uma discussão importante: por que dias frios, mais curtos e cinzentos influenciam tanto o nosso humor e disposição? Se você é do time que precisa de calor, sol e céu azul para se sentir bem, é hora de conhecer o Transtorno Afetivo Sazonal (TAS).

A psicóloga Fernanda Pacheco, professora do curso de Psicologia do UniCuritiba – instituição da Ânima Educação – explica que o TAS é um subtipo da depressão maior, caracterizado por episódios que seguem um padrão sazonal, geralmente surgindo no outono e inverno e diminuindo na primavera e verão.

De acordo com o Ministério da Saúde, cerca de 15,5% dos brasileiros sofrem com depressão. Estima-se que entre 1% e 3% dos casos sejam de Transtorno Afetivo Sazonal, em graus variados. A condição é mais comum entre mulheres e costuma se manifestar na faixa dos 18 aos 30 anos. Já entre pessoas com depressão recorrente, cerca de 10% a 20% dos casos apresentam padrão sazonal.

Os principais sintomas incluem fadiga persistente, humor deprimido, irritabilidade, aumento do apetite (especialmente por carboidratos), dificuldade de concentração, sono excessivo e tendência ao isolamento social.

“Esse tipo de transtorno é mais frequente em regiões onde o inverno é mais rigoroso e a incidência de luz solar é menor”, observa Fernanda. É o caso de países nórdicos como Finlândia, Suécia e Noruega. Mesmo com altos índices de qualidade de vida, essas regiões apresentam taxas significativas de TAS. Em algumas localidades do Alasca, por exemplo, a prevalência chega a 9,9%.

Segundo a psicóloga, a luz solar tem papel fundamental na regulação do humor. “Dias nublados e frios tendem a aumentar a introspecção. A luz solar estimula a produção de serotonina, um neurotransmissor associado ao bem-estar, e influencia também os ritmos de sono e vigília.”

A professora Alexia Soares Montingelli Lopes, também do curso de Psicologia do UniCuritiba, complementa: “Essas alterações no ambiente externo afetam profundamente a forma como nos sentimos internamente. Entender essa relação entre corpo, mente e contexto é um passo importante para cuidar da saúde emocional com mais consciência, especialmente em períodos como o inverno.”

Além disso, o corpo gasta mais energia para se manter aquecido durante o inverno, o que pode gerar cansaço maior e necessidade aumentada de repouso. “É como se o organismo entrasse em um estado de ‘hibernação psicológica’”, explicam as psicólogas.

Apesar de ser mais comum em regiões de clima severo, o TAS pode ocorrer em países tropicais, especialmente em pessoas mais sensíveis à variação da luz natural.

Impacto do frio no emocional

Os dias com menos luz natural, típicos do inverno no Sul do Brasil, podem levar à diminuição da produção de serotonina, um neurotransmissor ligado ao bem-estar e ao humor, e acentuar os sintomas de depressão e ansiedade.

A tendência ao isolamento é outra característica em dias frios, o que acaba agravando sentimentos de solidão. Entender como o clima interfere no emocional e adotar algumas estratégias para manter o alto astral no inverno são fundamentais.


· Exposição à luz natural: sempre que possível, aproveite a luz do dia, abra as janelas e faça atividades ao ar livre. A exposição ao sol ajuda a regular o ritmo circadiano.

· Prática de exercícios físicos: atividades físicas liberam endorfina, que melhora o humor. Estudos mostram que o exercício regular é uma estratégia eficaz para combater sintomas depressivos, inclusive no contexto sazonal.

· Rotina saudável: para estabilizar o humor, mantenha uma alimentação equilibrada e evite o consumo excessivo de álcool e cafeína.

· Conexão social: faça contato frequente com amigos e familiares, mesmo que virtualmente. A saúde social é importante para combater o isolamento e promover sensação de pertencimento.

· Técnicas de relaxamento e mindfulness: adote práticas como meditação, respiração profunda e yoga para reduzir o estresse, a ansiedade e melhorar o bem-estar emocional.

· Atividades prazerosas: envolva-se em hobbies criativos (ler, pintar, cozinhar) para aumentar a sensação de bem-estar.

· Sono regular: mantenha uma rotina de sono. Dormir e acordar no mesmo horário equilibra os níveis de melatonina.

Para facilitar o acesso da população a serviços de saúde, o UniCuritiba mantém clínicas e serviços abertos à comunidade. Em 2024, a instituição realizou mais de 5.846 atendimentos em diferentes áreas. Só na Clínica Escola de Psicologia foram atendidas 2.755 pessoas em Curitiba.


SERVIÇO

O quê: Atendimentos à comunidade em Psicologia

Quando: de segunda-feira a sexta-feira, das 8h30 às 21h.

Onde: Campus Milton Viana, rua Chile, 1.678, bairro Rebouças

Serviços: avaliações e atendimentos

A quem se destina: atendimentos clínicos abertos à comunidade – adolescentes a partir de 12 anos, adultos, idosos e famílias.

Como ter acesso: mediante agendamento pelo forms Agendamentos Psicologia. Dúvidas podem ser enviadas ao e-mail agendepsico@unicuritiba.com.br

Sobre o UniCuritiba

O UniCuritiba completa 75 anos de tradição e excelência em 2025. A instituição é reconhecida como referência entre os paranaenses e, pelo MEC, como uma das melhores instituições de ensino superior de Curitiba (PR).

Destaca-se por ter um dos melhores cursos de Direito do país, com selo de qualidade OAB Recomenda em todas as suas edições, além de ser referência na área de Relações Internacionais.

Integrante do maior e mais inovador ecossistema de ensino de qualidade do Brasil, o Ecossistema Ânima, o UniCuritiba conta com mais de 70 opções de cursos de graduação em todas as áreas do conhecimento, além de pós-graduação, mestrado e doutorado.

Possui uma estrutura completa e diferenciada, com mais de 60 laboratórios e professores mestres e doutores com vivência prática e longa experiência profissional. O UniCuritiba tem seu ensino focado na conexão com o mundo do trabalho e com as práticas mais atuais das profissões, estimulando o networking e as vivências multidisciplinares.

COTAÇÃO DO DIA

BRL - Moeda brasileira
USD
5,562
EUR
6,489
GBP
7,500

Mais lidas

DE TUDO UM POUCO