A forte neblina que pairou sobre Porto Alegre na manhã desta segunda-feira (21) causou a suspensão temporária de pousos e decolagens no Aeroporto Salgado Filho. As operações foram interrompidas às 6h, gerando transtornos para passageiros e companhias aéreas.
De acordo com a Fraport, administradora do aeroporto, a baixa visibilidade impossibilitou a realização segura dos procedimentos de pouso e decolagem. Em comunicado oficial, a empresa destacou que “as condições de visibilidade estiveram abaixo dos mínimos exigidos devido à forte neblina”.
Após uma breve interrupção, as operações de pouso foram retomadas às 6h44. No entanto, a normalização completa, com a autorização para pousos e decolagens, ocorreu somente a partir das 9h33, conforme informações da Fraport. A empresa ressalta que a decisão de suspender as operações é tomada em conjunto pela torre de controle e pelos pilotos, visando garantir a segurança dos voos.
A Fraport orienta os passageiros a consultarem o painel de voos e a entrarem em contato com suas respectivas companhias aéreas em caso de dúvidas. A empresa esclarece ainda que, embora as operações tenham sido suspensas, o aeroporto não chegou a ser fechado.
Abaixo, a nota da Fraport na íntegra:
FRAPORT
Na manhã desta segunda-feira (21), as condições de visibilidade estiveram abaixo dos mínimos para pousos e decolagens razão da forte neblina.
Às 6h44, o serviço de pouso foi retomado.
A decisão sobre a suspensão do serviço de pousos e decolagens é da Torre de Controle (coordenada pela Aeronáutica) e dos pilotos.
A orientação aos passageiros é que consultem o painel de voos e, em caso de dúvidas, façam contato com a companhia aérea.
Observação: não é correto dizer que o aeroporto ficou fechado, mas sim que a operação está/esteve suspensa para pousos e decolagens.
Fonte: http://www.cnnbrasil.com.br