Mais de 17 mil aposentados e pensionistas do Paraná já aderiram ao acordo proposto pelo Governo Federal para a devolução de descontos indevidos realizados por entidades associativas. Os dados do INSS revelam que 17.780 beneficiários paranaenses, o equivalente a 26,6% dos 66.789 elegíveis no estado, buscaram reaver os valores descontados irregularmente.
Embora o número de adesões no Paraná seja expressivo, o índice ainda está abaixo da média nacional, que alcança 30,4%. Em todo o Brasil, cerca de 582 mil aposentados e pensionistas já formalizaram o acordo para receber o ressarcimento dos descontos indevidos.
De acordo com o INSS, os pagamentos serão realizados de forma integral, com correção pelo IPCA, diretamente na conta bancária onde o beneficiário recebe sua aposentadoria ou pensão. Os depósitos serão iniciados nesta quinta-feira (24), seguindo a ordem cronológica de adesão, ou seja, quem aderiu primeiro, receberá primeiro.
“A adesão é gratuita e permite a devolução do dinheiro por via administrativa”, informa a Previdência Social. Beneficiários que foram lesados entre março de 2020 e março de 2025 podem reaver os valores sem a necessidade de recorrer à Justiça, simplificando o processo de ressarcimento.
Para aderir ao acordo, o beneficiário deve ter contestado os descontos indevidos e não ter recebido resposta da entidade responsável em até 15 dias úteis. Atualmente, mais de 3 milhões de pedidos em todo o país já ultrapassaram esse prazo e estão aptos para aderir ao acordo. A adesão pode ser feita pelo Meu INSS (site ou aplicativo) e nas Agências dos Correios.
Fonte: http://cbncuritiba.com.br