O Rio de Janeiro se despede de Preta Gil. Em um gesto de profundo respeito e reconhecimento, o governo do estado e a prefeitura da capital decretaram luto oficial de três dias em memória da cantora, que faleceu neste domingo (20/7), em Nova York, aos 50 anos. A causa da morte foi atribuída a complicações decorrentes de um câncer no intestino, contra o qual Preta lutava bravamente.
Preta Gil, figura emblemática da cultura brasileira, deixa um legado marcante. O governo do Rio, em nota oficial, a descreveu como um “símbolo de representatividade”, cuja voz “ecoou em causas sociais importantes, sempre com autenticidade, deixando um legado de alegria e representatividade”.
O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, também expressou seu pesar. “Poucas vezes conheci em minha vida uma pessoa que trouxesse vibrações tão boas e que espalhasse alegria e amizades aonde chegasse. Que tristeza ver uma pessoa assim nos deixar”, lamentou o prefeito, ressaltando o carisma e a energia contagiante da artista.
Diagnosticada com câncer no intestino em janeiro de 2023, Preta Gil iniciou um intenso tratamento. Após intervenções no Brasil, a artista buscou terapias experimentais nos Estados Unidos, onde permaneceu nas últimas semanas, dividindo-se entre Nova York e Washington para acompanhamento médico especializado.
A família de Preta Gil, através de nota divulgada por Gilberto Gil, informou que está providenciando a repatriação do corpo para o Brasil. A notícia da morte da cantora gerou grande comoção e repercutiu na imprensa nacional e internacional.
Fonte: http://www.metropoles.com