O Itaú Unibanco (ITUB4) lançou o Itaú Emps, um novo produto voltado para empresas com faturamento anual entre R$ 200 mil e R$ 3 milhões. O banco busca atender um segmento que, segundo eles, ainda carece de soluções personalizadas e inovadoras. A iniciativa visa impulsionar o crescimento de longo prazo da instituição.
O principal atrativo do Itaú Emps é a isenção de tarifas de manutenção. A monetização virá através de serviços financeiros como operações de floating, crédito e pagamentos integrados. O banco aposta na inteligência artificial generativa para manter o Custo de Transação por Serviço (CTS) baixo, garantindo a escalabilidade da plataforma.
Embora ainda não seja lucrativo, o Itaú Emps tem potencial para alcançar mais de 500 mil clientes e gerar mais de R$ 1 bilhão em lucro antes de impostos (EBT) no médio prazo, conforme divulgado no Dia do Investidor de 2024. Métricas internas indicam um aumento no engajamento e na atividade transacional dos clientes que já utilizam o serviço.
Analistas do JPMorgan destacam que a entrada do Itaú no segmento de microempreendedores pode acirrar a competição, já intensa, com players como Stone, PagSeguro, Mercado Livre, BTG, Inter e Nubank. “O Itaú possui uma das melhores culturas corporativas e tem conseguido se adaptar às novas necessidades em um setor muito dinâmico”, afirmam os analistas.
O Bradesco BBI também vê com bons olhos a iniciativa, mantendo recomendação de compra para as ações do Itaú, com preço-alvo de R$ 44. A nova solução “demonstra que o Itaú está se adaptando para aprimorar sua oferta para pequenas e médias empresas, oferecendo uma proposta de maior valor a um custo menor”, avaliam os analistas do BBI.
Fonte: http://www.infomoney.com.br