A Polícia Civil do Paraná (PCPR) anunciou, nesta quarta-feira (23), a maior contratação de sua história, com a nomeação de 604 novos policiais. Este reforço significativo visa otimizar o trabalho da corporação em todo o estado, agilizando atendimentos e procedimentos em diversas unidades. A expectativa é que os novos agentes impulsionem as investigações e a segurança pública no Paraná.
Do total de nomeados, 484 são agentes de polícia judiciária, que serão distribuídos entre Curitiba, Região Metropolitana e o interior do estado. Além deles, 40 papiloscopistas e 80 delegados também integrarão o quadro da PCPR, atuando em diversas cidades paranaenses. Essa distribuição estratégica busca fortalecer a presença da polícia em diferentes regiões, garantindo uma resposta mais eficaz às demandas da população.
O Secretário de Segurança Pública, Hudson Leôncio Teixeira, destacou a importância da contratação para as operações da polícia. (Áudio da declaração do Secretário disponível na matéria original). Os novos policiais desempenharão um papel crucial na investigação de crimes, lavratura de flagrantes, condução de inquéritos, execução de operações, perícias papiloscópicas e interlocução com o Poder Judiciário.
O impacto financeiro das contratações é estimado em R$ 43,9 milhões para 2025, com um custo anual de R$ 108,6 milhões. Os novos policiais iniciarão o curso de formação na Escola Superior da Polícia Civil em agosto, com previsão de conclusão ainda este ano. A lotação definitiva de cada servidor será definida ao término da capacitação, com o início do trabalho nas delegacias previsto para dezembro.
*Com informações da PCPR e supervisão de Joyce Carvalho.
Fonte: http://cbncuritiba.com.br