A Receita Federal abre a consulta ao terceiro lote de restituições do Imposto de Renda 2025 nesta quinta-feira (24). O pagamento, programado para 31 de julho, será depositado diretamente na conta bancária informada durante a declaração. Milhões de contribuintes aguardam ansiosamente para saber se foram contemplados neste lote.
Os dois primeiros lotes já foram liberados, nos dias 30 de maio e 30 de junho. Para aqueles que ainda não receberam a restituição, o cronograma dos próximos pagamentos é o seguinte: 31 de julho (3º lote), 29 de agosto (4º lote) e 30 de setembro (5º e último lote). É importante ficar atento às datas para planejar suas finanças.
Neste terceiro lote, um montante de R$ 1,78 milhão será destinado a contribuintes com prioridade legal. A prioridade é dividida entre idosos acima de 80 anos, contribuintes entre 60 e 79 anos, pessoas com deficiência física ou mental e profissionais do magistério, cuja principal fonte de renda seja o ensino.
Além dos grupos prioritários, um número considerável de contribuintes sem prioridade legal também foi incluído neste lote. Aqueles que optaram pela declaração pré-preenchida ou indicaram o PIX como forma de recebimento da restituição também foram beneficiados. A Receita Federal busca agilizar o processo e facilitar a vida do contribuinte.
Para verificar se a sua restituição está neste lote, o processo é simples e pode ser feito online. Basta acessar o site da Receita Federal (www.gov.br/receitafederal), ir até a seção “Meu Imposto de Renda” e clicar em “Consultar a Restituição”. Além disso, o extrato completo pode ser consultado pelo portal e-CAC. Em caso de pendências, a declaração pode ser retificada diretamente no sistema.
A Receita Federal também oferece um aplicativo gratuito para celulares e tablets, facilitando ainda mais o acompanhamento da restituição e a verificação da situação cadastral do CPF. Os valores são pagos exclusivamente em contas bancárias do titular da declaração. Em caso de problemas com o depósito, o contribuinte pode reagendar o pagamento pelo site do Banco do Brasil (bb.com.br/irpf) ou pelos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (deficientes auditivos).
Para o reagendamento, será necessário informar o valor da restituição e o número do recibo da declaração. Caso o valor não seja resgatado em até um ano, será necessário solicitar o pagamento pelo e-CAC. A Receita Federal reforça a importância de manter os dados bancários atualizados para evitar contratempos.
Fonte: http://www.infomoney.com.br