O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta amarelo para o Paraná, prevendo chuvas e ventos intensos nas regiões sudeste, sudoeste e centro-sul do estado. O aviso é válido até as 10h de quinta-feira (24) e exige atenção redobrada por parte da população.
De acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), a formação de uma frente fria no Oceano Atlântico, combinada com a transferência de calor e umidade da região amazônica, são os principais fatores que motivaram o alerta. A previsão indica volumes de chuva entre 20 e 50 milímetros, acompanhados de rajadas de vento que podem variar de 40 a 60 km/h.
Apesar de Curitiba não estar diretamente sob o alerta amarelo, a capital paranaense também deve sentir os efeitos da frente fria. Espera-se um aumento da umidade relativa do ar, com possibilidade de pancadas de chuva e consequente queda nas temperaturas nos próximos dias. O meteorologista Reinaldo Kneib, do Simepar, destaca que a umidade vinda da Amazônia contribuirá para essa mudança no tempo.
O alerta emitido pelo Inmet também adverte para os riscos potenciais associados a eventos climáticos como este, incluindo a possibilidade de cortes no fornecimento de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas. Em caso de ventos fortes, a Defesa Civil orienta a evitar abrigos embaixo de árvores e estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de publicidade.
Em situações de emergência, a população pode acionar a Defesa Civil pelo telefone 199 ou o Corpo de Bombeiros pelo 193. As autoridades reforçam a importância de seguir as orientações de segurança e se manter informada sobre as condições climáticas para evitar acidentes e garantir a segurança de todos.
Fonte: http://cbncuritiba.com.br