sábado, agosto 2, 2025

Ataque brutal em igreja na RD Congo deixa dezenas de mortos; suspeita recai sobre grupo ligado ao Estado Islâmico

Share

Um ataque a uma igreja na República Democrática do Congo (RD Congo) no domingo (27) resultou na morte de pelo menos 38 pessoas, informaram autoridades locais. Acredita-se que o ataque, ocorrido na cidade de Komanda, no nordeste do país, tenha sido realizado por rebeldes das Forças Democráticas Aliadas (ADF), um grupo com ligações com o Estado Islâmico.

Segundo relatos, os rebeldes, armados com armas de fogo e facões, invadiram a igreja durante uma missa noturna. Jean Kato, funcionário da administração da cidade, confirmou que os fiéis foram surpreendidos no início da manhã de domingo. Além dos mortos, há informações de que 15 pessoas ficaram feridas e várias outras estão desaparecidas.

“Os rebeldes atacaram principalmente cristãos que estavam passando a noite na igreja católica”, disse Christophe Munyanderu, ativista de direitos humanos presente em Komanda. Ele acrescentou que as vítimas foram mortas “com facões ou balas”. Munyanderu relatou que, durante a noite, foram ouvidos tiros, mas que, a princípio, a população pensou se tratar de ladrões.

A Missão de Estabilização das Nações Unidas na RD Congo condenou o aumento da violência na província onde o ataque ocorreu. A região tem sido palco de conflitos frequentes, agravando a crise humanitária e a instabilidade política no país. A ONU tem buscado mediar soluções para a paz e estabilidade na região.

Fonte: http://www.cnnbrasil.com.br

COTAÇÃO DO DIA

BRL - Moeda brasileira
USD
5,539
EUR
6,421
GBP
7,340

Mais lidas

DE TUDO UM POUCO