O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) está incentivando os usuários da conta Gov.br, especialmente aqueles com o nível ouro, a adotarem a verificação em duas etapas. Essa medida, que visa aumentar a proteção das contas, alcança cerca de 72 milhões de brasileiros.
Embora a adesão à verificação em duas etapas não seja obrigatória e possa ser desativada a qualquer momento, o ministério a considera uma ferramenta de segurança altamente eficaz. “É uma solução de segurança muito eficaz para bloquear acessos indevidos quando alinhada ao uso da biometria”, ressalta o MGI. Atualmente, 27% das contas ouro já se beneficiam dessa funcionalidade.
A plataforma Gov.br, que possui mais de 169 milhões de usuários, oferece um vasto leque de serviços digitais. São mais de 4.700 serviços federais e outros 8.700 serviços estaduais e municipais, abrangendo desde a assinatura digital até a transferência de veículos.
Para facilitar a adesão, o governo informa que, ao fazer login no Gov.br, os usuários com conta ouro serão convidados a ativar a verificação em duas etapas pelo aplicativo. Inicialmente, será possível pular a ativação, mas o sistema enviará lembretes por e-mail ou SMS para futuras autenticações.
O ministério destaca que, caso o usuário enfrente algum problema com a funcionalidade, a desativação é simples e pode ser feita a qualquer momento seguindo as instruções no aplicativo Gov.br, na seção ‘Segurança da conta’. Além disso, o suporte do portal oferece atendimento para esclarecer dúvidas.
Fonte: http://www.cnnbrasil.com.br