sábado, agosto 2, 2025

INSS acelera ressarcimento de aposentados lesados: R$ 1,1 bilhão em reembolsos até julho

Share

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) está intensificando o processo de ressarcimento para aposentados e pensionistas que sofreram descontos indevidos por entidades associativas. Até o momento, 533 mil beneficiários já receberam os valores em suas contas bancárias, marcando um avanço significativo na reparação dessas perdas.

Até o dia 30 de julho, o INSS planeja ressarcir um total de 1,147 milhão de aposentados e pensionistas que foram vítimas dessa prática. Segundo o presidente do INSS, Gilberto Waller, o objetivo é garantir que todos os 2,295 milhões de segurados aptos a aderir ao acordo proposto pelo governo federal recebam os valores o mais rápido possível. “Nossa ideia é que esses 2,295 milhões de aposentados e pensionistas façam adesão de maneira imediata para poder receber rapidamente esse valor”, afirmou Waller em entrevista.

O número de beneficiários ressarcidos pode aumentar, já que 4,8 milhões de pessoas ainda não reconheceram o desconto para iniciar o processo. A adesão ao acordo pode ser feita até o dia 14 de novembro, e os reembolsos serão realizados na conta em que o benefício é pago, seguindo a ordem de adesão.

Para facilitar a comunicação e garantir que nenhum aposentado seja deixado para trás, o INSS está ampliando os canais de informação. Além do aplicativo Meu INSS e avisos nas instituições financeiras, o governo federal utilizará mensagens de WhatsApp para informar sobre a possibilidade de adesão, reforçando que o processo de adesão é feito exclusivamente pelo aplicativo Meu INSS ou nas agências dos Correios.

Mais de 2 milhões de pessoas já buscaram os Correios para obter informações, e 1,3 milhão apresentaram a contestação. Quem adere ao acordo se compromete a não entrar na Justiça para solicitar o ressarcimento, mas caso já tenha uma ação em andamento, pode aderir ao acordo e desistir da ação, com o INSS pagando 5% de honorários advocatícios.

Poderão aderir ao acordo os aposentados e pensionistas que contestaram os descontos indevidos e não receberam resposta da entidade ou associação após 15 dias úteis. A adesão é gratuita e pode ser feita através do aplicativo ou site Meu INSS ou nas agências dos Correios. A central telefônica 135 está disponível para consultas e contestações, mas não realiza adesão ao acordo.

Fonte: http://jovempan.com.br

COTAÇÃO DO DIA

BRL - Moeda brasileira
USD
5,539
EUR
6,421
GBP
7,340

Mais lidas

DE TUDO UM POUCO