sábado, agosto 2, 2025

Lula Detona Bolsonaro por Apoio a Tarifas de Trump: ‘Brasil Acima de Tudo, Mas Primeiro os EUA’

Share

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva intensificou suas críticas ao ex-presidente Jair Bolsonaro, questionando seu alinhamento com as políticas comerciais de Donald Trump. Em pronunciamento recente, Lula acusou Bolsonaro de priorizar os interesses dos Estados Unidos em detrimento do Brasil, referindo-se ao apoio do ex-presidente ao aumento de tarifas impostas por Trump.

As declarações de Lula ocorrem em meio a negociações delicadas sobre as tarifas, supostamente influenciadas pelo deputado federal Eduardo Bolsonaro. O filho do ex-presidente, que reside no Texas desde março, teria se reunido com representantes da Casa Branca para discutir a questão, conforme ele mesmo divulgou em suas redes sociais.

Em uma carta enviada a Lula, Trump criticou as ações penais contra Bolsonaro e a atuação do Supremo Tribunal Federal (STF). Lula, por sua vez, defendeu que Bolsonaro seja julgado pela Justiça brasileira, rejeitando qualquer influência externa no processo. “O pai dele não merece o sacrifício do povo brasileiro. Ele não vai ser julgado pelo governo, vai ser julgado pela Justiça”, afirmou o presidente.

Lula reiterou a importância do diálogo com o governo dos EUA para resolver as divergências comerciais. “Senta numa mesa, coloca a divergência do lado e vamos tentar resolver. E não de uma forma abrupta, individual, tomar uma decisão de que vai taxar o Brasil em 50%”, declarou, criticando a postura de Bolsonaro e seu filho.

Eduardo Bolsonaro, por sua vez, condiciona um possível recuo do governo americano à aprovação de uma anistia “geral e irrestrita” para os envolvidos nos atos de 8 de janeiro e ao impeachment do ministro do STF, Alexandre de Moraes. No entanto, suas demandas enfrentam resistência no Congresso Nacional.

Fonte: http://www.metropoles.com

COTAÇÃO DO DIA

BRL - Moeda brasileira
USD
5,539
EUR
6,421
GBP
7,340

Mais lidas

DE TUDO UM POUCO