Com mais de duas mil pessoas reunidas no primeiro dia, o Congresso Conhecer PR 2025 teve início no dia 28 de julho, no Araucária Acqua Park, marcando a cidade da Região Metropolitana de Curitiba como um dos principais polos de discussão sobre os rumos da educação no Brasil. A programação do evento, que se estende por seis dias, até 4 de agosto, contempla palestras com especialistas em diversas áreas da educação. A abertura oficial contou com a presença da vice-prefeita e secretária municipal de Educação de Araucária, Tatiana Assuiti, destacando que a integração do Congresso com a Semana Pedagógica do município fortaleceu o compromisso com a valorização dos professores da rede pública.
A palestra mais aguardada do dia ficou a cargo do historiador Leandro Karnal, que trouxe uma reflexão sobre os desafios da educação na sociedade contemporânea. “Professor é aluno permanente, ele estuda sempre”, disse o palestrante. Para Karnal, o cenário atual exige atualização constante, em especial diante de questões como inteligência artificial, neurodiversidade e novas formas de convivência nas escolas. “Aquilo que nos ensinaram na faculdade, na licenciatura, aquilo que a gente aprendeu em didática agora está sendo confrontado. É por isso que encontros como este são tão necessários”, afirmou.
A participação de Araucária como cidade-sede do Congresso e o esforço para oferecer aos professores uma semana pedagógica de alto nível foi destacada pela secretária de Educação e vice-prefeita, Tatiana Assuiti. Ela reforçou o compromisso da atual gestão com a formação dos educadores. “Nosso principal objetivo é valorizar o professor. Esse conhecimento adquirido aqui vai refletir diretamente na sala de aula, nos nossos alunos”, afirmou. Tatiana também antecipou que a equipe já planeja ampliar a programação da semana pedagógica para os próximos anos, garantindo que todos os profissionais da rede municipal participem.

Público participativo
O diretor do Instituto Conhecer, Vicente Falcão, celebrou o envolvimento do público e a qualidade do conteúdo apresentado. “Passaram por aqui quase 3 mil pessoas, e a resposta dos professores foi de encantamento e renovação. A ideia foi começar o dia com um conteúdo mais técnico e encerrar com palestras voltadas à motivação e ao papel transformador do educador”, contou. A partir do segundo dia, a programação foi segmentada por áreas — inclusão, educação infantil, anos iniciais — com atividades específicas e grupos de até 600 pessoas por turno.
Entre as palestrantes da manhã, a educadora Brunela Santos, do Espírito Santo, trouxe uma abordagem sensível sobre a construção de limites na primeira infância. “Limite passa pelo afeto, pelo amor, pela escuta. Cada criança tem uma história, uma fase de desenvolvimento, e o professor precisa reconhecer isso para agir com respeito e presença”, disse. Ela destacou ainda a importância de manter viva a criança que cada educador foi um dia: “Se eu lembrar da criança que fui, vou entender melhor o que é o limite”.

A psicopedagoga Luciana Brites, especialista em neurodesenvolvimento, enfatizou que a educação infantil é a base de toda a trajetória escolar. “Essa é a fase de ouro. Quando o professor entende o impacto desse período no desenvolvimento cognitivo, emocional e social, ele atua de forma mais assertiva, inclusive nos casos de inclusão e dificuldades de aprendizagem”, defendeu.
Encerrando o primeiro dia, o palestrante Dalmir Sant’Anna provocou o público a refletir sobre escolhas e atitudes diante das oportunidades. “A palavra oportunidade é mágica. Ela exige decisão. Muitos reclamam, mas há os que fazem acontecer. Na escola, é preciso escolher em que lado se quer estar: o da reclamação ou o da criação”, afirmou, em uma fala que foi recebida com entusiasmo pelos participantes.

A programação continua
O Congresso Conhecer segue até o dia 4 de agosto com programação segmentada por áreas da educação e a presença de novos palestrantes a cada dia.
No dia 29, o doutor em Educação Júlio Furtado (RJ) falou sobre as “Contribuições da pedagogia histórico-crítica à organização e formação docente”, refletindo sobre o papel político e social do professor. No dia 30/07, a escritora e professora Ester Assis (ES) aborda as relações entre “Neurodesenvolvimento e educação especial”, apontando marcos do desenvolvimento e comportamentos.
Na quinta-feira, 31/07, a psicopedagoga Márcia Amplatz (PR) apresenta o tema “Sem medo da Matemática: o papel do professor na construção do raciocínio lógico”. A pauta tecnológica ganha espaço dia 1/08, com Katia Ethiénne (PR), pós-doutora em Educação, que discutirá os desafios éticos e pedagógicos da Inteligência Artificial nas escolas. “Cognição: um olhar metacognitivo para nossas aprendizagens” é o tema da conferência da Evelise Portilho (PR), especialista em psicopedagogia, dia 04/08, encerrando o congresso. Para facilitar a participação dos educadores, as palestras serão repetidas pela manhã e à tarde, a cada dia do Congresso.
Sobre o Instituto Conhecer
Desde 2013, o Instituto Conhecer desenvolve e oferece cursos de formação continuada para gestores e professores em todo o Brasil. Fundado pelo professor e empresário Vicente Falcão, o Instituto Conhecer tem sede em Vila Velha, Espírito Santo, sendo atualmente uma das empresas mais conceituadas do país na formação de professores, gestores e demais profissionais da educação.
O Instituto Conhecer atua em formato multiplataforma, em diversas frentes. Oferece cursos, seminários e congressos presenciais em todo o país e mantém a plataforma Saeb Digital, com cursos on-line e híbridos. Organiza o congresso Brincar, voltado à educação infantil, e o seminário Incluir, com foco na inclusão no ambiente educacional. Também possui uma linha de material didático destinada a alunos da educação infantil até o 9º ano, contemplando os componentes curriculares de Língua Portuguesa e Matemática alinhados à BNCC (Base Nacional Comum Curricular). Para mais informações, acesse www.institutoconhecer.org.br.
Serviço
Congresso Conhecer PR 2025
Data: 28 de julho a 4 de agosto
Local:
Araucária Acqua Park (Rua Yoshiaki Nagano, 121 – Jardim Condor)