O prazo para se inscrever no Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed) se encerra nesta quarta-feira (30). Esta é a primeira edição da prova, que tem como objetivo avaliar os conhecimentos e habilidades dos estudantes de Medicina em todo o país. Candidatos que necessitam de atendimento especializado ou desejam utilizar o nome social também devem realizar a solicitação até o fim do dia.
As inscrições devem ser feitas exclusivamente através do Sistema Enamed, disponível online. A prova está agendada para o dia 19 de outubro e abrangerá diversas áreas da prática médica, incluindo clínica médica, cirurgia, ginecologia e obstetrícia, pediatria, medicina da família e comunidade, saúde coletiva e saúde mental, abordadas de forma interdisciplinar.
De acordo com o Ministério da Educação (MEC), o Enamed seguirá os critérios estabelecidos para o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), respeitando as Diretrizes Curriculares Nacionais e a legislação vigente para a profissão médica. A avaliação busca garantir um padrão de qualidade na formação dos futuros médicos.
A prova será composta por 100 questões objetivas de múltipla escolha, distribuídas igualmente entre as áreas da Medicina avaliadas. Além disso, os participantes deverão responder a questionários sobre o estudante concluinte do curso de Medicina inscrito no Enade e um questionário contextual para os demais participantes, ambos de preenchimento obrigatório.
O Enamed é obrigatório para estudantes de Medicina concluintes de graduação e inscritos no Enade. Adicionalmente, o exame é aberto, de forma voluntária, aos demais interessados em utilizar os resultados nos processos seletivos das especialidades médicas de acesso direto do Exame Nacional de Residência (Enare).
“O Enamed busca unificar a avaliação do Enade e a prova teórica do Enare, otimizando o acesso à residência”, destaca o MEC. O exame visa fortalecer o Sistema Único de Saúde (SUS), garantindo que os futuros médicos estejam preparados para atuar de maneira qualificada na rede pública.
Fonte: http://www.cnnbrasil.com.br