O ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, demonstra preocupação com o que considera perseguições políticas no Brasil. A declaração foi feita por Brian Ballard, advogado próximo a Trump, em entrevista à CNN Brasil. Ballard também comentou sobre a recente imposição de tarifas de 50% sobre produtos brasileiros, a partir de 1º de agosto.
Questionado sobre a carta de Trump a Lula, Ballard afirmou que o ex-presidente americano é sensível a casos de líderes políticos que enfrentam processos após a mudança de poder. “Este presidente é muito sensível e solidário com líderes políticos que são processados por aqueles que assumem o poder posteriormente. Ele acredita que isso está acontecendo no Brasil”, disse o advogado, referindo-se às investigações contra Jair Bolsonaro.
Ballard traçou um paralelo entre a situação de Bolsonaro e os processos que Trump enfrenta nos Estados Unidos, especialmente a investigação sobre a tentativa de golpe de Estado. “Em muitos aspectos, isso é muito semelhante ao que aconteceu nos EUA. E sei que este presidente está muito preocupado em ver processos políticos contra ex-líderes de um país”, afirmou o advogado.
Em uma postagem anterior nas redes sociais, Trump já havia expressado seu descontentamento com a forma como Bolsonaro está sendo tratado pelo Supremo Tribunal Federal (STF). “A maneira como o Brasil tem tratado o ex-presidente Bolsonaro… é uma desgraça internacional. Este julgamento não deveria estar acontecendo”, escreveu Trump.
Diante desse cenário, Ballard recomendou ao Brasil que busque negociações diretas com Trump para tentar reverter a imposição das tarifas. “Eu faria tudo o que pudesse para falar diretamente com o presidente e sua equipe sênior… o presidente… adora conversar diretamente”, aconselhou o advogado. Ele ainda usou o acordo da União Europeia com os EUA como exemplo, afirmando que, ao negociar com Trump, os países europeus não abriram mão de sua soberania, mas entenderam a “importância que os EUA dão para o livre pensamento político”.
Fonte: http://www.cnnbrasil.com.br