Processos bem definidos e controle de qualidade são fundamentais para garantir sabor e textura
Nos últimos anos, o consumidor brasileiro tem demonstrado maior interesse por sabor e experiência sensorial em suas escolhas alimentares. Uma pesquisa da MindMiners mostrou que 64% priorizam o sabor na hora de escolher alimentos, ficando quase no mesmo nível do preço, citado por 68% dos entrevistados. Esse dado reforça uma tendência clara: o público está cada vez mais exigente. Mas como manter um sabor de qualidade nos alimentos produzidos por meio industrial e em grande escala?
De acordo com Vanderléia Nogueira, gerente de produção da Cymco Alimento, referência nacional em pães de queijo congelados, o desafio diário da indústria é manter a qualidade sensorial dos produtos. E, a diferenciação no mercado de alimentos congelados não está apenas na praticidade. No caso da empresa em que trabalha, receitas originais, uso de ingredientes naturais e atenção rigorosa aos detalhes também fazem parte da rotina.
“O foco está em preservar a identidade da marca em cada preparo. Mantemos nossas receitas originais e usamos ingredientes naturais e de qualidade: queijo de verdade, polvilho azedo, fécula de mandioca, nada de ultraprocessados. Mesmo com o aumento de escala, multiplicamos os ingredientes na mesma proporção para preservar o sabor que o consumidor já conhece”, afirma.
Um exemplo desse cuidado é a técnica de escaldo da massa, aplicada à massa do Pão de Queijo Artesanal. Trata-se de um pré-cozimento a 70°C que proporciona uma massa mais leve e úmida, com resultado mais próximo do caseiro. “Esse processo faz diferença no resultado final, pois evita o ressecamento, mantém a maciez e reforça a experiência sensorial que aproxima o produto daquele feito em casa. E é isso que os consumidores buscam: um produto fácil de preparar, que lembre o sabor de caseiro e traga boas memórias”, explica a especialista.
Mesmo com o crescimento da empresa, esse compromisso com a experiência do consumidor nunca deixou de ser prioridade. Em 2024, a Cymco ultrapassou a marca de R$ 70 milhões em faturamento, com mais de 3,9 mil toneladas vendidas. Para acompanhar a crescente demanda, a empresa inaugurou uma nova planta industrial de 8 mil m², sendo 2,8 mil m² de área construída, três vezes maior do que a anterior, e com capacidade para 950 toneladas/mês. O objetivo é permitir a expansão para o varejo e a criação de novos produtos sem abrir mão dos controles de qualidade que fizeram a marca crescer.
“A tecnologia entra para nos dar eficiência, padronização e reforçar a segurança do alimento, mas os controles sensoriais continuam essenciais. Avaliamos sabor, cor, textura, tamanho e crescimento no forno, e qualquer desvio leva à reprovação do lote. Além disso, os fornecedores são homologados mediante critérios rigorosos, e, além disso, todos os produtos já prontos são armazenados a temperaturas inferiores a -20°C, o que preserva as características originais do alimento até o momento do consumo”, reforça a gerente.
Esse compromisso é fundamental em um momento de forte expansão da marca. Atualmente presente em mais de 3 mil pontos de venda no food service, a Cymco projeta chegar a 4 mil até o final de 2025, além de alcançar 600 pontos no varejo ainda este ano. Para dar conta desse crescimento, a área de produção adotou novas rotinas operacionais, preservando o cuidado com o produto final. Segundo o vice-presidente da Cymco Alimentos, Léo Picelli, esse é o grande diferencial do modelo produtivo adotado. “Triplicar a produção exige mais do que infraestrutura. Exige processos bem desenhados, treinamento constante da equipe e um compromisso inegociável com o sabor. O consumidor percebe quando um produto muda ou perde qualidade. Nossa missão é continuar entregando conveniência com afeto e isso passa pelo cuidado com cada detalhe”, afirma.
Outro diferencial está na relação com os clientes. Segundo Vanderléia, o retorno do público é parte central do modelo de gestão da qualidade. “Recebemos feedbacks via representantes, redes sociais e canais de atendimento. A escuta ativa é um instrumento real para ajustes. Quando algo é identificado, agimos rápido, com estrutura e foco na melhoria”, salienta.
Sobre a Cymco
A Cymco Alimentos nasceu do espírito empreendedor de Fred Cymbalista, impulsionado pela veia empresarial de sua família, que formatou o modelo de negócio como um projeto de TCC de uma pequena produção de pão de queijo na garagem de um centro comercial em uma empresa que comercializou mais de 18 mil toneladas do produto. Apenas em 2024, a marca faturou mais R$ 70 milhões por meio da venda de mais de 3,9 mil toneladas. A marca atua especialmente no food service, atendendo panificadoras, supermercados e postos de gasolina do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e São Paulo. Em 2025, o objetivo principal da marca é expandir sua atuação no varejo, ampliando a presença da Cymco Alimentos nas ilhas de congelados dos principais supermercados do Sul do Brasil. Para isso, foram investidos mais de R$ 35 milhões em uma nova fábrica, com o triplo de capacidade da produção atual e uma área cinco vezes maior, com o objetivo de absorver a demanda que hoje não é atendida pela marca.