A confiança dos comerciantes do Paraná demonstra sinais de recuperação, com o segundo mês consecutivo de alta em julho. Entretanto, o otimismo ainda não se traduziu em plena satisfação, já que o índice permanece abaixo dos 100 pontos, o que representa uma retração de 4,4% em comparação com o mesmo período do ano anterior.
O Paraná ainda patina em relação ao cenário nacional, que já ultrapassou a marca dos 106 pontos. Embora o país também tenha registrado um aumento, este foi mais discreto, de apenas 0,6%. A comparação anual também revela uma queda de 3,1% no índice nacional.
A melhora na percepção do presente impulsionou o índice paranaense. O subíndice de Condições Atuais do Empresário do Comércio (ICAEC) teve um crescimento expressivo de 6,9% em julho, alcançando 73 pontos. “Ainda que o indicador siga na zona de insatisfação, esse avanço demonstra uma mudança gradual no sentimento dos empresários”, ressalta a Fecomércio Paraná.
As expectativas para o futuro permanecem como um ponto positivo. O subíndice que mede a expectativa dos empresários (IEEC) subiu 0,7%, atingindo 123,5 pontos. A intenção de investir também apresentou um aumento de 1,5%, chegando a 101,4 pontos, com destaque para as intenções de contratação, que cresceram 2,3%.
Empresas de maior porte demonstram maior confiança, com um ICEC de 105,3 pontos e um aumento de 3,3% em julho. Micro e pequenos empresários também apresentaram crescimento, mas ainda não atingiram a marca dos 100 pontos, fechando o mês com 99,2 pontos. A disparidade reflete os diferentes desafios enfrentados por cada segmento.
Fonte: http://cbncuritiba.com.br