Steve Witkoff, enviado especial do ex-presidente Donald Trump para o Oriente Médio, chegou a Rafah, no sul da Faixa de Gaza, para inspecionar um local de distribuição de ajuda humanitária. A informação foi confirmada à CNN pelo diretor de uma organização que trabalha em conjunto com a Fundação Humanitária de Gaza (GHF). A visita ocorre em meio a um cenário de crescente preocupação com a situação humanitária na região.
De acordo com um anúncio da Casa Branca, a viagem de Witkoff, acompanhado pelo embaixador dos EUA em Israel, Mike Huckabee, tem como objetivo avaliar as necessidades urgentes da população local. “Amanhã, o enviado especial Witkoff e o embaixador Huckabee viajarão a Gaza para inspecionar os atuais locais de distribuição e definir um plano para entregar mais alimentos”, declarou a secretária de imprensa da Casa Branca, Karoline Leavitt, durante uma coletiva de imprensa.
A secretária ainda acrescentou que o plano visa também “se reunir com os moradores de Gaza para ouvir em primeira mão sobre esta terrível situação no local”. A iniciativa busca um entendimento direto dos desafios enfrentados pela população, para que a assistência humanitária seja mais eficaz.
Após a visita, Witkoff e Huckabee devem apresentar um relatório detalhado ao presidente, visando a aprovação de um plano final para a distribuição de alimentos e outros auxílios. “Witkoff e Huckabee informarão o presidente imediatamente após a visita para aprovar um plano final para a distribuição de alimentos e ajuda humanitária na região”, confirmou Leavitt, ressaltando que mais informações serão divulgadas assim que o plano for aprovado.
Esta é a segunda visita de Witkoff a Gaza; a primeira ocorreu logo após a posse de Trump, marcando-o como o primeiro funcionário americano a visitar o território palestino em mais de uma década. Anteriormente, Witkoff se encontrou com o primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu em Jerusalém, após os EUA terem interrompido as negociações de cessar-fogo em Gaza, acusando o Hamas de negociar de “má-fé”.
Fonte: http://www.cnnbrasil.com.br