A deputada federal licenciada Carla Zambelli (PL-SP), foragida do Brasil, prestará depoimento nesta sexta-feira (1º) em audiência de custódia na Justiça italiana. Presa na última terça-feira (29), Zambelli está detida no complexo prisional de Rebibbia, em Roma, enquanto aguarda os próximos passos do processo legal.
A detenção de Zambelli ocorre em meio a uma condenação no Brasil a dez anos de prisão e perda de mandato, além de uma multa de R$ 2 milhões em danos coletivos, imposta devido à invasão dos sistemas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em conjunto com o hacker Walter Delgatti. A situação da deputada agora depende das decisões da Justiça italiana.
De acordo com informações, a audiência será conduzida por um juiz de garantias, que determinará o local de detenção de Zambelli durante o processo de extradição. A defesa da deputada busca a aplicação de medidas restritivas alternativas à prisão, mas a decisão final cabe às autoridades italianas.
O caso aguarda o encaminhamento formal do Ministério da Justiça da Itália ao tribunal competente. Vale lembrar que o nome de Zambelli constava na lista de difusão vermelha da Interpol, o que facilitou sua localização e prisão.
No Brasil, o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou que a Advocacia-Geral da União (AGU) adote as providências necessárias para o processo de extradição. “Advocacia-Geral adotará todas as providências necessárias para conclusão, junto à República Italiana, do processo de extradição da deputada federal Carla Zambelli”, informou a AGU em nota.
Fonte: http://www.cnnbrasil.com.br