Evento destaca potencial da cidade para o audiovisual
Um show de drones coloriu a noite de Curitiba nesta terça-feira, revelando o potencial da cidade para produções audiovisuais.
Nesta terça-feira (3), por volta das 19h, um espetáculo de drones tomou conta da Praça do Japão, em Curitiba, atraindo a atenção de moradores do Centro ao Portão; o evento foi parte de uma campanha publicitária para a terceira temporada da série japonesa “Alice in Borderland” da Netflix, que estreia nesta quinta-feira (25/9).
Atração e movimentação da cidade
O show, que formou figuras como cartas de baralho e um pássaro preso em uma gaiola, foi negociado pela Curitiba Film Commission, um órgão municipal que incentiva produções audiovisuais. Originalmente, a produtora planejava realizar o evento na Avenida Paulista, em São Paulo, mas mudou para Curitiba após conversas com a Film Commission.
Curitiba como polo audiovisual
A Curitiba Film Commission, formada pela Fundação Cultural de Curitiba (FCC), Instituto Municipal de Turismo (IMT) e Secretaria Municipal da Comunicação Social (Secom), já emitiu mais de 400 autorizações para filmagens em 2025, incluindo 14 para curtas e longas-metragens e 22 para publicidade. Gabriel Assunção, coordenador da Film Commission, afirmou que a cidade está se firmando como um destino preparado para grandes produções sob a gestão do prefeito Eduardo Pimentel.
Eventos internacionais e turismo
O show de drones se junta a outros grandes eventos realizados em Curitiba, como o Red Bull Showrun e o STU National 2025. No fim do ano, a cidade receberá o espetáculo “Disney Celebra: Um Natal Inesquecível”, parte da programação do Natal de Curitiba 2025. Curitiba tem atraído também artistas internacionais, promovendo um crescimento no turismo de lazer, que tem se destacado em relação ao turismo de negócios, conforme dados do IMT que revelam que em 2024, 33,3% dos 8,2 milhões de turistas visitaram a cidade em busca de lazer.