Nova moradora se adapta ao novo lar com vizinhos especiais
A gata Maracujá, nova moradora do zoológico de Curitiba, foi recebida em seu novo lar na manhã desta quarta-feira (24/9).
Na manhã desta quarta-feira (24/9), a gata Maracujá conheceu seu novo lar dentro do Zoológico de Curitiba. Ela chegou à unidade de conservação no início do mês de setembro, vinda de Londrina. Maracujá pode ser vista no setor dos pequenos felinos, na parte de cima do Zoo, logo após o recinto do camelo. A bióloga Nancy Banevicius, chefe de Serviço de Fauna do Zoológico, ressalta que a gata-maracajá é de hábitos noturnos e pode ser difícil de avistar nos primeiros dias.
Novo lar e vizinhança
Maracujá se surpreendeu com os quase 64 metros quadrados que terá para viver, brincar e correr. O setor dos pequenos felinos, que antes abrigava grandes felinos como onças e pumas, foi adaptado para receber esses animais. Ao lado de Maracujá, um casal de gatos-palheiros-do-pantanal, que chegou ao zoológico na quinta-feira (18/9), também se adaptou ao novo ambiente. Esses gatos, provenientes do Rio Grande do Sul, são de uma espécie quase ameaçada de extinção e têm recomendação para reprodução.
Apreensão e adaptação
Esses animais foram apreendidos pelo Ibama após serem levados sem autorização para o Rio Grande do Sul a partir de um criadouro em Goiás. O zoológico, que possui um recinto adequado e desocupado, aceitou receber esse casal. O macho pesa 3,7 quilos e a fêmea 3,9 quilos, e ambos estão se adaptando bem ao novo recinto. No mesmo setor, também há um gato-mourisco.
Conservação da fauna
O Zoológico de Curitiba cuida de mais de 1,8 mil animais em uma área de 589 mil metros quadrados, com aproximadamente 165 recintos. A maioria dos animais recebidos provém de situações de intervenção humana, como apreensões e tráfico, impossibilitando sua soltura na natureza. Com a reforma realizada em 2024, novos recintos foram criados para os felinos, proporcionando mais espaço e conforto aos animais.
O zoológico está aberto para visitação de terça a domingo, das 10h às 16h, e a entrada é gratuita.