Tempestade deve se manter longe da costa leste dos EUA
O furacão Humberto se fortaleceu para categoria 4, mas deve ficar longe da costa leste dos EUA.
Na noite de sexta-feira, o furacão Humberto cresceu para uma categoria 4, com ventos sustentados de 145 mph, segundo o Centro Nacional de Furacões. Embora esteja se intensificando, a previsão indica que a tempestade deve permanecer longe da costa leste dos EUA.
Situação atual da tempestade
Atualmente, não há alertas ou avisos costeiros, pois a trajetória prevista mostra que Humberto deve seguir em direção ao noroeste e depois para o norte e nordeste, passando entre a costa leste dos EUA e as Bermudas. A previsão é de que o furacão continue a se fortalecer, mas a sua rota não representa um risco iminente.
Perturbação tropical em desenvolvimento
Simultaneamente, uma segunda perturbação, chamada Ciclone Tropical Potencial 9, está localizada ao noroeste de Cuba e deve se transformar em uma tempestade tropical durante o fim de semana. Esta nova tempestade poderá ter impactos na costa sudeste dos EUA no início da próxima semana, com risco de ressaca e ventos fortes.
Previsões para a nova tempestade
A perturbação tropical pode trazer até um pé de chuva para a parte oriental de Cuba e de 4 a 8 polegadas para as Bahamas. A expectativa é que ela se mova para o norte, próximo à costa atlântica da Flórida, em direção à Carolina do Sul, entre segunda e terça-feira. O Centro Nacional de Furacões alertou que há incertezas significativas na previsão de trajetória após o terceiro dia, embora a tempestade possa desacelerar e até mesmo parar na costa da Carolina do Sul.