Professor de português enfrenta câncer e sonha com volta às aulas

Róbson Cosme Lopes da Silva, 48 anos, luta contra a doença e busca apoio na comunidade

O professor Róbson Cosme Lopes da Silva, de 48 anos, se afasta das aulas após diagnóstico de câncer na língua. Comunidade escolar apoia sua recuperação.

Em Luziânia (GO), no dia 27 de setembro de 2025, o professor de português Róbson Cosme Lopes da Silva, de 48 anos, enfrenta uma dura batalha contra o câncer de língua, diagnosticado em 16 de junho. Após a confirmação da doença, Róbson foi obrigado a se afastar das aulas, mas encontra forças em seu amor pela educação e no apoio da comunidade.

O diagnóstico e os desafios

Róbson notou uma ferida na língua em maio, causada por sua prótese dentária, que não cicatrizou. Consultando um médico, ele fez uma biópsia que confirmou o câncer. Recentemente, passou por uma cirurgia que retirou parte da língua e as amígdalas, o que resultou em dificuldades para falar e se alimentar, dependendo atualmente de uma sonda para se nutrir, com um custo semanal de R$ 1 mil.

Apoio e solidariedade

A notícia do câncer abalou não apenas a vida de Róbson, mas também a de sua família. No entanto, ele encontrou apoio incondicional em sua esposa, filhos e alunos. Uma campanha de arrecadação foi organizada pela comunidade escolar para ajudar com os custos do tratamento e sustentar a família. “O carinho que recebi dos amigos e ex-alunos tem me sustentado”, afirma Róbson.

Perspectivas futuras

Apesar das adversidades, o professor sonha em voltar a lecionar assim que se recuperar e pretende criar uma ONG para apoiar outras pessoas enfrentando desafios semelhantes. Róbson deseja ser lembrado pela coragem e amor à profissão, com a esperança de retornar às salas de aula em breve.

PUBLICIDADE

Relacionadas: