Agenda econômica da semana: dados de trabalho ganham destaque

Expectativas sobre emprego no Brasil e EUA

A agenda econômica da semana traz dados de trabalho importantes no Brasil e nos EUA, incluindo a geração de vagas formais e a taxa de desemprego.

Agenda econômica da semana

A agenda econômica da semana traz dados de trabalho importantes no Brasil e nos EUA; a segunda-feira (29) concentra divulgações relevantes. Em destaque, os números do Caged devem confirmar a geração de 167 mil vagas formais em agosto. Também serão divulgados o resultado primário do Governo Central e o relatório da dívida pública federal.

Expectativas para o Brasil

Além do Caged, o Banco Central publicará o Relatório Focus e dados de crédito. A FGV soltará os índices de confiança do comércio e de serviços. Na terça-feira (30), o mercado aguarda a Pnad Contínua, que trará a taxa de desemprego de agosto, estimada em 5,5%. O calendário também inclui o Indicador de Incerteza Econômica da FGV. Na quarta-feira (1º), o destaque será o PMI da indústria de transformação e o Índice de Confiança Empresarial.

Cenário internacional

O fim da semana reserva dados relevantes: na quinta (2), a Fenabrave divulgará os emplacamentos de veículos, enquanto o IBGE apresentará o resultado da produção industrial de agosto, previsto em leve alta de 0,2%. No cenário internacional, o foco será nos indicadores de emprego dos EUA, com o relatório de emprego de setembro, que inclui criação de vagas e taxa de desemprego, previsto para sexta-feira (3).

Indicadores adicionais

Além da agenda de trabalho, outros dados importantes serão divulgados. Nos EUA, a confiança do consumidor será revelada na terça (30), e os índices PMI e ISM da indústria e serviços ao longo da semana. Na Europa, a agenda inclui inflação preliminar da zona do euro, taxa de desemprego e leituras finais dos PMIs. A China publicará, na segunda-feira (29), a versão final do PMI composto de setembro, essencial para calibrar as expectativas sobre a sua recuperação.

PUBLICIDADE

Relacionadas: