Rapper teve prisão preventiva revogada e deve sair esta semana
Familiares aguardam liberação do rapper Oruam, que teve prisão revogada e deve deixar presídio em Bangu.
Familiares e amigos do rapper Oruam acreditam que ele deve deixar nesta semana o Complexo Penitenciário de Gericinó, em Bangu, no Rio de Janeiro, após a revogação de sua prisão preventiva. A noiva de Oruam, Fernanda Valença, organizou uma vigília com amigos e familiares na expectativa de sua saída. O artista, Mauro Davi dos Santos Nepomuceno, teve a prisão revogada por uma decisão liminar do STJ, que considerou a custódia cautelar como exceção e insuficiente para justificar sua detenção.
Contexto da prisão
Oruam, de 25 anos, se entregou à polícia em 22 de julho após ter a prisão preventiva decretada por associação ao tráfico de drogas e ao Comando Vermelho (CV). Ele é filho de Marcinho VP, um dos líderes da facção, e sobrinho de Elias Maluco, envolvido em outros crimes. Apesar da sua ligação familiar, Oruam nega ser parte de atividades criminosas e chegou a afirmar em um vídeo no Instagram que “não sou bandido”.
Carreira e notoriedade
O rapper ganhou destaque em 2022 com a música “Invejoso”, entrando para a gravadora Mainstreet. Desde então, ele tem se apresentado em grandes festivais, como Rock in Rio e Lollapalooza, programado para 2024. Com um estilo de vida ostentatório, Oruam exibe nas redes sociais suas joias e carros de luxo, além de ser conhecido por ter um gato da raça Savannah F1, que pode valer até R$ 100 mil. Em 2022, foi eleito “Revelação do Trap” pelo portal Sobre Funk.
Medidas cautelares
Os advogados de Oruam afirmaram que a defesa demonstrou a ilegalidade da detenção, ressaltando que todos os argumentos usados para a manutenção da prisão foram rechaçados pela jurisprudência. O cantor se comprometeu a cumprir as medidas cautelares que forem determinadas, reafirmando sua inocência durante o processo.